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Etapas Básicas de Configuração

Depois de instalar o Host On-Demand, será necessário configurar as sessões para seus usuários. Para isso, utilize o Assistente para Implementação para criar arquivos HTML que definam como os usuários acessam as informações de configuração da sessão. ConsulteConfigurando clientes do emulador Host On-Demand para obter informações sobre como utilizar o Assistente para Implementação para criar páginas HTML para iniciar sessões do Host On-Demand.

Configurando o Servidor de Configuração do Host On-Demand

Se você estiver utilizando o modelo de configuração baseado em servidor ou o modelo combinado para criar páginas HTML no Assistente para Implementação, será necessário configurar sessões no servidor de configuração. O servidor de configuração é configurado por meio do Utilitário de Administração. Conclua as etapas a seguir para definir sessões no servidor de configuração:

  1. Abra o Utilitário de Administração.
    No Windows NT, 2000 ou XP, clique em Iniciar > Programas > IBM Host On-Demand > Administração > Utilitário de Administração. Em outras plataformas, abra HODAdmin.html no diretório HOD. Você pode abrir a janela Administrador a partir de qualquer computador que tenha acesso ao servidor Host On-Demand.

  2. Iniciar sessão.
    O ID do usuário padrão é admin e a senha é password.

  3. Altere a senha do administrador.

    Por motivos de segurança, altere a senha padrão do administrador.

    1. Clique em Usuários/Grupos.
    2. Clique com o botão direito do mouse em admin a partir da Lista de Usuários e clique em Propriedades.
    3. Digite a nova senha na caixa Nova Senha e nos campos Confirmar Senha.
    4. Clique sobre OK.

    Nesse momento, convém ativar o Host On-Demand para utilizar o Lightweight Directory Access Protocol (LDAP), o qual permite o compartilhamento de informações entre os servidores Host On-Demand. Para obter instruções sobre como configurar e utilizar esse recurso opcional, clique em aqui.

  4. Adicionar grupos.
    As sessões do host podem ser definidas para grupos. O uso de grupos pode reduzir significativamente o esforço de administração, uma vez que todas as sessões definidas para o grupo estão disponíveis para todos os IDs do usuário no grupo.
    1. Clique em Novo Grupo.
    2. Digite o ID do Grupo. O primeiro caractere deve ser uma letra e você somente poderá utilizar A-Z, a-z, 0-9, . (ponto) e - (hífen). Os IDs de grupo são convertidos em caracteres de letras maiúsculas.
      Os IDs do grupo não são convertidos em letras maiúsculas quando estiver utilizando LDAP.
    3. Opcionalmente, digite uma descrição do grupo. São aceitos todos os caracteres, exceto | (barra vertical) ou # (sinal de número ou de libra).
    4. Opcionalmente, selecione os usuários que estão para ser membros do grupo a partir da lista Não um membro de.
      Se for utilizar o LDAP, selecione o grupo ascendente na lista Subgrupo de.
    5. Clique em Incluir.
      Se estiver utilizando LDAP, pule esta etapa.
    6. Clique em Aplicar. Repita as etapas 3 - 7 se deseja criar outro grupo.
    7. Clique em Fechar quando terminar.

  5. Adicionar usuários.
    Esta etapa é necessária apenas se você estiver utilizando o modelo de configuração baseado no servidor.
    Cada usuário deve ter um ID para iniciar sessão no Host On-Demand.Esta etapa descreve como criar um ID de usuário para cada usuário. Opcionalmente, se seus usuários iniciarem sessão em um domínio do Windows, é possível fazer com que o servidor de configuração crie IDs para eles automaticamente, com base em seus nomes de usuários do Windows. Esta opção está disponível por meio do Assistente para Implementação e não requer que estas etapas sejam seguidas para criar IDs de usuários.
    1. Clique em Novo Usuário.
    2. Digite o ID de Usuário. Só podem ser utilizados os caracteres A-Z, a-z, 0-9, . (ponto) e - (hífen). Os IDs de usuário são convertidos em caracteres de letras minúsculas. Os IDs devem ser exclusivos. Não é possível ter um ID do usuário e um ID do grupo iguais, mesmo se um estiver em letra minúscula e o outro em letra maiúscula.
      Os IDs do usuário não são convertidos em letras minúsculas quando estiver utilizando LDAP.
    3. Opcionalmente, digite uma descrição do usuário. São aceitos todos os caracteres, exceto | (barra vertical) e # (sinal de número ou de libra).
    4. Opcionalmente, digite uma senha e confirme-a. São aceitos todos os caracteres.
    5. Selecione um ou mais grupos para o novo usuário a partir da lista Membro de. Um usuário tem que ser membro de pelo menos um grupo.
      Caso esteja utilizando o LDAP, um usuário poderá ser um membro de apenas um grupo.
    6. Para que o usuário não altere a senha clique em O usuário não pode alterar a senha.
    7. Clique em Aplicar. Repita as etapas 2 - 7 se deseja criar outra conta do usuário.
    8. Clique em Fechar quando terminar.

    Para permitir que os usuários criem contas para si mesmos ou para outros usuários, marque Permitir que os usuários criem contas na janela Usuários/Grupos.

  6. Configure sessões do host para usuários e grupos.
    1. Clique com o botão direito do mouse no usuário ou grupo para o qual você deseja criar uma sessão e selecionar Sessões.
    2. Na caixa Configurar, clique na sessão de monitor ou impressora que você deseja criar.
    3. Em cada item, digite ou selecione as informações necessárias.

    4. Marque Travar para evitar que os usuários alterem o valor associado. Quando essa caixa é marcada, os usuários vêem um valor de campo, mas não podem alterá-lo.
    5. Clique sobre OK.
    6. Para alterar as propriedades de tempo de execução da sessão, como por exemplo, mapeamento do teclado, cores ou macros, clique com o botão direito do mouse na sessão e selecione Iniciar Sessão. Faça as alterações da mesma forma que um usuário personalizaria sua sessão. Você só pode alterar as propriedades de tempo de execução da sessão, se tiver feito o download completo do cliente de administração. Para obter mais informações sobre o cliente de administração completo, consulteClientes de administração.

Dependendo de seu ambiente, talvez seja necessário também configurar serviços adicionais no servidor de configuração. Para saber mais sobre esses recursos, clique nos seguintes links: