Information Center

Ligação

Nome da Sessão
Endereço de Destino
Porta de Destino
Protocolo
TN3270E (sessão de Monitor 3270)
Resolução de Contenções
Nome da LU ou do Conjunto (sessões de Monitor/Impressora 3270)
ID da Estação de Trabalho (sessões de Monitor/Impressora 5250)
Tamanho do Ecrã (sessões de Monitor 3270/5250 e VT)
Tamanho da Memória Tampão de Impressão (sessão de Impressora 3270)
Página de Códigos do Sistema Central
Ligação Automática
Nova Ligação Automática
Bloquear

Nome da Sessão
É o nome que pretende dar à sua sessão. O nome é apresentado sob o ícone da sessão e no topo da janela da sessão.

Endereço de Destino
O nome de sistema central ou endereço de TCP/IP do servidor de Telnet ao qual pretende que a sessão se ligue. Pode ser o servidor do Host On-Demand (se a sessão for ligada através do Redireccionador), uma porta de ligação/servidor de comunicações ou um sistema central.

Se estiver a configurar uma sessão de Impressora do Sistema Central para a utilizar apenas como sessão de impressora associada, pode deixar este campo em branco. Quando a sessão da impressora associada for iniciada, o Host On-Demand utilizará o mesmo endereço utilizado pela sessão de visualização.

O campo do Endereço de Destino será desactivado se o SLP for activado.

Se este campo contiver asteriscos (*****), o administrador configurou a sessão para ocultar este valor.

Porta de Destino
É o número da porta onde o servidor de destino espera as ligações. Se a sessão for ligada ao Redireccionador do Host On-Demand, este número deve corresponder ao número da Porta Local do Redireccionador.

A porta predefinida é 23 para 3270, 5250 e VT e 2006 para CICS.

Se estiver a configurar uma sessão de Impressão do Sistema Central para ser utilizada apenas como sessão de impressora associada, pode deixar este campo em branco. Quando a sessão da impressora associada tem início, o Host On-Demand vai utilizar a mesma porta utilizada pela sessão de visualização.

O campo da Porta de Destino será desactivado se o SLP for activado.

Se este campo contiver asteriscos (*****), o administrador configurou a sessão para ocultar este valor.

Protocolo
Seleccione um dos protocolos de segurança seguintes na lista:

Telnet
Permite uma ligação entre a estação de trabalho e um servidor do sistema central que não seja seguro.
Telnet - TLS
Activa Transport Layer Security (TLS). O TLS versão 1.0 é o protocolo de segurança predefinido dos clientes do Host On-Demand. Tenha em atenção que o TLS permite negociações de segurança entre o TLS versão 1.0 e o SSL versão 3.0.
Telnet - apenas SSL
Activa a segurança de SSL versão 3.0. Seleccione este protocolo apenas se o servidor não conseguir negociar correctamente uma ligação de TLS.

TN3270E (sessão de Monitor 3270)
Se o servidor/porta de ligação ou sistema central ao qual a sessão irá ligar não suportar o protocolo TN3270E (Melhorado), faça clique em Não. O protocolo melhorado permite especificar a LU ou o Conjunto de LUs a que a sessão tem de ligar e, se necessário, uma sessão de impressora associada. Para além disso, o protocolo Enhanced suporta o protocolo Network Virtual Terminal (NVT), que lhe permite ligar-se a servidores no modo ASCII. Por exemplo, pode utilizá-lo para se ligar a um firewall.

Normalmente, se um servidor TN3270E propõe o modo CONTENTION-RESOLUTION durante uma negociação Telnet, o cliente do Host On-Demand comunica automaticamente com o servidor TN3270E em modo CONTENTION-RESOLUTION. No entanto, é possível definir um parâmetro de HTML de forma a que o cliente do Host On-Demand recuse o modo CONTENTION-RESOLUTION (consulte o tópico NegotiateCResolution).

Resolução de Contenções
O modo de resolução de contenções é uma função opcional do protocolo TN3270E. Se uma sessão de Visualização 3270 for configurada para utilizar o TN3270E, e se o servidor do TN3270E propor o modo CONTENTION-RESOLUTION durante a negociação de Telnet, o cliente do Host On-Demand comunica automaticamente com o servidor do TN3270E em modo CONTENTION-RESOLUTION. (Para obter mais informações consulte TN3270E na ajuda online e o tópico Parâmetro de HTML no Macro Programming Guide.

No entanto, ainda existem erros nas implementações do lado do servidor do modo CONTENTION-RESOLUTION do TN3270E, e estes erros podem causar problemas de conectividade para os clientes do Host On-Demand configurados para utilizar o TN3270E.

Valor: SIM ou NÃO

Predefinição: SIM

Nome da LU ou do Conjunto (sessões de Monitor/Impressora 3270)
Pode especificar o nome de uma LU ou Conjunto de LUs, definido no servidor de Telnet, ao qual a sessão deve ligar-se. Se não especificar uma LU ou nome de conjunto, o resultado vai depender do tipo de servidor ao qual se está a ligar a sessão. Se estiver a estabelecer ligação com um Communications Server/390 V2R10 ou posterior, pode introduzir o nome de um LUGROUP para o nome de POOL.

Quando Activar SLP estiver definido como Sim, este campo só pode conter um nome de conjunto. Se for necessário um nome de LU específico (por exemplo, para imprimir), não utilize SLP.

Se estiver a configurar uma sessão de Impressão do Sistema Central para ser utilizada apenas como sessão de impressora associada, pode deixar este campo em branco. Quando a sessão da impressora associada tem início, o Host On-Demand vai determinar o nome de LU a partir do servidor de Telnet.

O primeiro carácter tem de ser A a Z, $ (cifrão), @ (a de arroba) ou # (cardinal). Os restantes caracteres podem ser A-Z, 0-9, $, @ ou #.

Se este campo contiver asteriscos (*****), o administrador configurou a sessão para ocultar este valor.

ID da Estação de Trabalho (sessões de Monitor /Impressora 5250)
Define o nome desta estação de trabalho. O primeiro carácter tem de ser A a Z, $ (cifrão), @ (a de arroba) ou # (cardinal). Os restantes caracteres podem ser A-Z, 0-9, $, @, #, . (ponto final) e _ (traço de sublinhado). Se não preencher este campo, o sistema central definirá automaticamente um ID para a estação de trabalho.

O cliente Telnet 5250 pode gerar um novo ID de Estação de Trabalho não arbitrário para uma sessão sem necessitar de personalização por sessão ou de uma saída de utilizador. Palavras-chave e caracteres especiais no ID da Estação de Trabalho podem provocar a substituição de algumas ou de todas as seguintes informações no valor do ID da Estação de Trabalho que é enviado para o servidor TN5250:

O ID de sessão curto tem um valor que vai de A a Z. Por exemplo, se o ID da Estação de Trabalho estiver configurado como 123*, os nomes de dispositivos gerados para as três primeiras sessões são 123A, 123B, e 123C porque as letras de ID de sessão estão atribuídas em ordem de A a Z.

Os valores de ID de Tipo de Sessão são "S" para visualização ou "P" para ImPressora. Por exemplo, se o ID da estação de trabalho estiver configurado como %123* e o tipo de sessão for impressora, os nomes dos dispositivos criados para as três primeiras sessões são P123A, P123B, e P123C.

Quando especificado, o ID de Prevenção de Colisões activa a geração de um novo ID de Estação de Trabalho caso o servidor de Telnet rejeite o nome anterior (que pode ocorrer quando o nome antigo já estiver a ser utilizado no iSeries).

Durante a configuração de sessões 5250, é possível introduzir novas combinações de caracteres globais no campo de ID de Estação de Trabalho de forma a permitir ao cliente do Host On-Demand gerar automaticamente mais variantes de ID para conseguir resposta de ligação do sistema central. Assim, o tempo necessário para estabelecer ligação de sessão diminui, pois o número de vezes que o sistema central tem de emitir o pedido de ID de Estação de Trabalho válido ao cliente é menor.

O carácter global é [=]. Este carácter pode ser introduzido várias vezes no campo de ID de Estação de Trabalho (localizado na janela Ligação das propriedades da sessão), em qualquer combinação com outros caracteres alfanuméricos. (Por exemplo: N=A=M=E, NAME==, etc.) Cada utilização do carácter global reduz as hipóteses de gerar um ID de Estação de Trabalho já atribuído a outra sessão:

O número de nomes exclusivos gerados é de aproximadamente 36N, sendo N o número de sinais de igualdade [=].
Por exemplo:
Se considerarmos a introdução de NA=ME como ID de Estação de Trabalho, o [=] único pode gerar 36 IDs exclusivos que utilizem os caracteres alfanuméricos especificados (N, A, M, E). Adicionar um segundo [=] pode gerar aproximadamente 1296 IDs únicos, etc.

Tamanho do Ecrã (sessões de Monitor 3270/5250 e VT)
Define o número de linhas e de colunas do ecrã da sessão. Faça clique na seta junto ao campo para ver as opções.

A predefinição é 24x80.

Tamanho da Memória Tampão de Impressão (sessão de Impressora 3270)
O tamanho do bloco de memória reservado para os dados de impressão que estão a ser enviados para a impressora. Os valores válidos estão na lista pendente. Isto aplica-se apenas a sessões LU3.

O tamanho da Memória Tampão de Impressão predefinido 1920.

Página de Códigos do Sistema Central
Especifica a tabela utilizada para transferir códigos EBCDIC do sistema central para os gráficos ANSI apropriados na estação de trabalho. Faça clique sobre a seta junto ao campo para ver as escolhas, as quais variam segundo o tipo de sessão. A predefinição é a página de códigos correspondente ao locale para o qual está configurada a sua estação de trabalho. Deve definir a página de códigos suportada pelo sistema central ao qual se vai ligar a sessão.

Ligação Automática
Liga automaticamente a sessão ao servidor de telnet de destino. Se definir esta opção como Não, terá de fazer clique sobre Ligar no menu da sessão sempre que se pretender ligar a uma sessão.

O valor predefinido é Sim.

Nova Ligação Automática
Liga de novo a sessão automaticamente, caso ocorra uma falha das comunicações seguida de uma recuperação.

O valor predefinido é Sim.

Bloquear
Marque Bloquear para evitar que os utilizadores alterem o valor de arranque associado para uma sessão. Os utilizadores não podem alterar valores para a maioria dos campos porque os campos não se encontram disponíveis. Contudo, as funções acedidas a partir da barra de menus ou de ferramentas da sessão podem ser alteradas.