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Recortar, Copiar, Colar e Assistente de Entrada na Janela Cliente

Esta página contém uma visão geral das operações de edição. Para obter ajuda específica sobre cada guia da janela Editar(Recortar/Copiar/Colar), consulte os seguintes links:
Guia Colar
Guia Recortar/Copiar
Guia Recorte
Guia Assistente de Entrada

Para obter informações sobre Desfazer Recortar, Desfazer Copiar e Desfazer Colar, consulte Operações Desfazer.

Para obter uma visão geral das operações de edição, consulte os seguintes tópicos:
Marcar e desmarcar
Recortar
Copiar
Colar
Assistente de Entrada (modo DOC)

Marcando e desmarcando usando a configuração Estilo de caixa clássica na guia Corte

Utilizando o mouse

Para marcar uma parte do texto utilizando um retângulo de recorte:

  1. Mova o indicador do mouse para um canto da área que você deseja marcar.
  2. Clique no botão esquerdo do mouse e arraste o mouse diagonalmente até que a área a ser marcada esteja delimitada em uma caixa.
  3. Solte o botão do mouse.

Para mover o retângulo de recorte:

  1. Mova o indicador do mouse para a área marcada.
  2. Clique no botão esquerdo do mouse, arraste a caixa e libere quando a caixa estiver na nova localização.

Para desmarcar a área, clique com o botão esquerdo do mouse fora da área marcada ou clique em Editar > Desmarcar. Desmarcar somente está disponível se o texto foi previamente marcado com um retângulo de recorte.

Utilizando o teclado

Para marcar uma parte do texto utilizando um retângulo de recorte:

  1. Mova o cursor para um canto da área que você deseja marcar.
  2. Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto utiliza as teclas de movimentação do cursor (setas) para marcar a área.
  3. Libere a tecla Shift.

Para marcar a janela da estação de trabalho inteira, clique em Editar > Selecionar todos.

Para mover o retângulo de recorte:

  1. Mantenha pressionada a tecla Ctrl.
  2. Utilize as teclas de movimentação do cursor (setas) para mover a caixa para a localização desejada.
  3. Libere a tecla Ctrl.

Para desmarcar uma área, clique em Editar > Desmarcar.

Marcando e desmarcando usando a configuração Estilo de janelas na guia Corte

Utilizando o mouse

Para marcar uma parte do texto:

  1. Mova o ponteiro do mouse para o início da área que você deseja marcar.
  2. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste o mouse para o final da área que você deseja marcar.
  3. Solte o botão do mouse.

Para desmarcar uma área, clique com o botão esquerdo do mouse fora da área marcada ou clique em Editar > Desmarcar. Desmarcar está disponível somente se o texto foi previamente marcado.

Utilizando o teclado

Para marcar uma parte do texto:

  1. Mova o cursor para o início da área que você deseja marcar.
  2. Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto utiliza as teclas de movimentação do cursor (setas) para marcar a área.
  3. Libere a tecla Shift.

Para marcar a janela da estação de trabalho inteira, clique em Editar > Selecionar todos.

Para desmarcar uma área, clique em Editar > Desmarcar.

Recortar

Para recortar o texto marcado na área de transferência, proceda de uma das seguintes maneiras:

Notas:

  1. Se nenhuma área for marcada, a função Recortar copiará a janela inteira e limpará todos os campos desprotegidos, a menos que a função Recortar/Copiar somente se um retângulo de corte estiver marcado seja selecionada.
  2. A função Recortar não remove áreas protegidas pelo programa de aplicativo de host. Também não duplica atributos do host, como cor ou intensidade.

É possível configurar suas preferências para que suportem a função Recortar. Ela funciona de maneira semelhante à função Recortar no Personal Communications.

  1. Clique em Editar > Preferências > Editar.
  2. Clique nas preferências que deseja definir.
  3. Clique em OK quando tiver terminado.

Copiar

Para copiar o texto marcado na área de transferência, proceda de uma das seguintes maneiras:

Para anexar texto que já foi copiado no área de transferência, proceda de uma das seguintes maneiras:

Para copiar texto na área de transferência que deseja colocar em colunas em outros aplicativos, como, por exemplo, uma planilha, proceda da seguinte maneira:

Notas:

  1. A função Copiar como Tabela formata textos em colunas inserindo um caractere Guia entre as colunas e um caractere Nova Linha no final de cada linha. Ao utilizar esta função para copiar colunas de texto na área de transferência, certifique-se de marcar somente o texto na tela do host que esteja formatado em colunas. Se você marcou algum texto que não esteja formatado em colunas, nenhum dos textos será formatado em colunas, quando você colá-lo em outro aplicativo.
  2. Não use as funções Copiar como tabela e Copiar anexação ao executar a mesma tarefa.

Para copiar todo o texto na janela da sessão atual, ou todo o histórico do VT, para a área de transferência do sistema, execute um dos procedimentos a seguir:

Notas:

  1. Se nenhuma área for marcada, a função Copiar duplicará a janela inteira, a menos que a função Recortar/Copiar somente se um retângulo de corte estiver marcado seja selecionada.
  2. A função Copiar duplica a área marcada na área de transferência sem remover a área marcada da janela. Ela não duplica atributos do host, como cor ou intensidade.

É possível configurar suas preferências para suporte às funções avançadas Recortar, Copiar e Colar. Essas funções funcionam de modo semelhante Recortar, Copiar e Colar no Personal Communications.

  1. Clique em Editar > Preferências > Editar.
  2. Clique nas preferências que deseja definir.
  3. Clique em OK quando tiver terminado.

Copiar como Campos

Essa função pode ser usada em sessões de exibição formadas por campos do 3270 e 5250. Ela permite que você copie campos da tela no formato tabular. Os dados dentro de cada novo campo que é copiado, é considerado uma coluna separada na tabela.

Por padrão, a função Copiar como campos está desativada. Para ativá-lo, faça o seguinte:

  1. Clique em Editar > Preferências > Editar > Recortar/Copiar.
  2. Marque a caixa de seleção Copiar como campos.
  3. Selecione entre as seguintes opções:

Notas:

  1. A função Copiar como Campos formata o texto em colunas ao inserir um caractere de Tabulação entre as colunas e um caractere de Linha Nova no final de cada linha. O início de um novo campo marca o início de uma nova coluna.
  2. A função Copiar como campos duplica a área marcada na área de transferência sem remover a área marcada da janela. Ela não duplica atributos de campo, como cor ou intensidade.
  3. Se nenhuma área estiver marcada, o texto da tela inteira é duplicado nos campos, a menos que a opção Recortar/Copiar apenas se um Retângulo de Recorte Estiver Marcado esteja ativada.
  4. Essa função não está disponível para ENPTUI na sessões 5250 e Gráficos do host nas sessões 3270.
  5. Não use as funções Copiar como campos e Copiar anexações ao executar a mesma tarefa.

Copiar como imagem

O novo item de menu Copiar como imagem é incluído no menu Editar. É possível usar o menu ativado pelo botão direito para copiar a tela ou parte da tela como imagem.

Para copiar como imagem usando o menu editar, faça o seguinte:

  1. Clique em Editar > Copiar especial > Copiar como imagem.
  2. Pressione a combinação de teclas que foi designada à função Copiar como imagem. Se o administrador não tiver designado uma combinação de teclas padrão para essa função, é possível você mesmo designá-la. Para obter mais informações, consulte Designar uma combinação de teclas.

Colar

Para colar texto da área de transferência para sua sessão, na posição atual do cursor, proceda de uma das seguintes maneiras:

Notas:

  1. Se os dados na área de transferência forem maiores que o espaço disponível, os dados que não couberem serão perdidos.
  2. A função Colar não sobrepõe o conteúdo da área de transferência nas áreas que são protegidas pelo aplicativo de host.
  3. Ao usar a configuração Estilo de caixa clássica na guia Corte, por padrão, todo o texto é colado na mesma forma retangular usada quando ele foi copiado ou recortado. Para obter mais opções, veja as configurações na Guia Colar.
  4. Por padrão, o texto não é agrupado. Para obter mais opções, veja as configurações na Guia Colar.
  5. A opção de menu Colar não está disponível se nenhum dado foi recortado ou copiado para a área de transferência.

É possível configurar suas preferências para que suportem a função Colar. Ela funciona de maneira semelhante à função Colar no Personal Communications.

  1. Clique em Editar > Preferências > Editar.
  2. Clique nas preferências que deseja definir.
  3. Clique em OK quando tiver terminado.

Assistente de Entrada (modo DOC)

Os recursos do Assistente de Entrada (modo DOC) facilitam a edição de documentos de texto em uma sessão de Vídeo 3270. Estes recursos são semelhantes ao recursos do assistente de entrada no produto do programa IBM Personal Communications.

Nota

Os recursos do Assistente de Entrada estão disponíveis apenas para uma sessão de Vídeo 3270.

Para utilizar os recursos do Assistente de Entrada:

  1. Clique em Editar > Preferências > Editar.
  2. Clique na guia Assistente de entrada.
  3. Clique nas preferências que deseja definir.
  4. Clique em OK quando tiver terminado.

Os recursos incluem:

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