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Assistente para SQL (Navegadores Java 1)

O Assistente para SQL permite que você construa uma instrução SQL, envie-a a um servidor de dados remoto, recupere os dados resultantes, se houver, salve os dados resultantes e salve a instrução SQL para reutilização.

O servidor de banco de dados remoto deve estar executando em um iSeries ou AS/400, e um driver JDBC (Java Database Connectivity) apropriado deve estar presente na estação de trabalho cliente. O cliente do Host On-Demand e o cliente do Database On-Demand já incluem um driver JDBC do AS/400 Toolbox para Java que permite que o cliente do Host On-Demand ou o cliente do Database On-Demand acesse os dados do DB2/400 em um iSeries ou AS/400 configurado de maneira apropriada (consulte o campo URL do Banco de Dados na guia Efetuar Logon).

Os servidores de banco de dados em execução em outras plataformas de hosts são suportados apenas se o driver JDBC apropriado estiver instalado na estação de trabalho cliente do Host On-Demand ou do Database On-Demand (consulte o campo URL do Banco de Dados na guia Efetuar Logon).

A interface com o usuário do Assistente para SQL ajuda a selecionar as tabelas com as quais trabalhar, a selecionar as colunas das quais os dados devem ser retornados, a especificar as condições para selecionar as linhas a serem processadas, a selecionar as colunas nas quais os dados devem ser classificados e a construir uma instrução SQL válida. Os dados retornados podem ser exibidos ou gravados em um arquivo. Vários formatos de arquivo são suportados, incluindo XML. As instruções SQL podem ser rotuladas e salvas para reutilização.

Será possível configurar valores padrão para alguns dos campos neste assistente, se o administrador tiver configurado o cliente ou seu ID de usuário para isso:

Uma seqüência de guias orienta no processo de construção e de execução de uma instrução SQL. As guias são as seguintes:

Efetuar Logon

URL do Banco de Dados
Consulte Especificando uma URL de Banco de Dados.

Se o Assistente para SQL for iniciado em uma sessão de Vídeo 5250, o Assistente para SQL exibirá inicialmente no campo URL do Banco de Dados uma URL de banco de dados padrão que contém o nome do host iSeries atual.

ID do Usuário
Se for necessário um ID de usuário para efetuar logon no servidor de banco de dados remoto, digite o ID do usuário no campo ID do usuário. Caso contrário, deixe o campo em branco.
Senha
Se for necessária uma senha para efetuar logon no servidor de banco de dados remoto, digite a senha no campo Senha. Caso contrário, deixe o campo em branco.
Filtro de Tabela (Assistente para SQL)
Esse campo não aparecerá a não ser que esteja ativado pelo administrador do Host On-Demand.

Digite uma lista de nomes de esquema, filtros de esquema, nomes de tabelas e filtros de tabelas separados por vírgulas. Para obter assistência, consulte Exemplos. Para obter detalhes sobre a descrição de nomes de esquemas, filtro de esquemas, nomes de tabelas e filtros de tabelas, consulte Especificando uma Lista de Esquemas e Tabelas Disponíveis.

A lista separada por vírgula que você digitar neste campo especifica os esquemas e tabelas que você deseja que apareça na Lista de Tabelas Disponíveis na guia Tabelas do Assistente SQL depois de você efetuar logon no banco de dados.

Para utilizar o valor padrão, deixe este campo em branco.

O campo Filtro de Tabela é um dos vários níveis de filtros para a lista de tabelas disponíveis (consulte Nível 4. Valor para a Instrução SQL ou de Upload de Arquivos Atual

Descrição do Driver
A caixa de listagem inclui os nomes de todos os drivers JDBC que foram registrados com o Host On-Demand. Expanda a caixa de listagem e clique no nome do driver JDBC registrado que você deseja utilizar ou clique em Outros para especificar outros driver.

Para obter informações gerais sobre como utilizar um driver JDBC com o cliente do Host On-Demand ou do Database On-Demand, consulte Registrando um Driver JDBC.

Nome da Classe
Esse campo deve conter o nome completo da classe Java do driver JDBC que você especifica no campo Descrição do Driver.

O driver deve estar instalado na estação de trabalho cliente e deve ser acessível para o cliente do Host On-Demand ou do Database On-Demand (consulte Implementando um Driver JDBC).

Conectar e Desconectar
Clique em Conectar para conectar-se a um servidor de banco de dados remoto.

Se a conexão falhar e você vir uma mensagem de erro de Java ou estiver executando o Netscape 4.7x, consulte Problemas ao Efetuar Logon ou ao Conectar-se.

Clique em Desconectar para desconectar-se do servidor de banco de dados remoto.

Tabelas

Tipo de Instrução
Select
Clique em Select para selecionar linhas de uma tabela ou de tabelas.
Select unique
Clique em Select unique para excluir linhas duplicadas dos resultados de uma instrução Select. Quando você seleciona essa caixa de opções, o Assistente para SQL inclui o modificador DISTINCT ao verbo SELECT da instrução SQL na guia SQL.
Insert
Clique em Insert para inserir uma linha na tabela.
Update
Clique em Update para atualizar uma ou mais linhas em uma tabela.
Delete
Clique em Delete para excluir uma ou mais linhas de uma tabela.
Selecionar Tabelas
Essa é uma lista dos esquemas e tabelas que estão disponíveis para uso na instrução SQL atual (consulte Lista de Tabelas Disponíveis).

O conteúdo dessa lista é determinado por vários níveis de filtros (consulte Níveis de Filtro para Nomes de Esquemas e de Tabelas).

Para selecionar uma tabela para uso na instrução SQL atual, selecione a caixa de seleções próxima ao nome da tabela.

Você observará que:

Se o tipo da instrução SQL for Select, o Assistente para SQL incluirá os nomes das tabelas selecionadas na cláusula FROM da instrução SQL na guia SQL.

Exibir Esquemas
Clique em Filtrar Esquemas para selecionar os nomes dos esquemas que deseja que apareçam na lista de tabelas disponíveis sob Selecionar Tabelas.
Filtrar Tabelas
Clique em Filtrar Tabelas para especificar os nomes e os tipos de tabelas que deseja que apareçam na lista de tabelas disponíveis em Selecionar Tabelas.
Atualizar
Clique em Atualizar para atualizar a lista de tabelas na lista de tabelas disponíveis em Selecionar Tabelas.

União

Uma união é um mecanismo para selecionar as linhas de duas tabelas relacionadas que serão incluídas em uma instrução SQL, com base em uma igualdade (ou algum outro relacionamento, como desigualdade, maior que, etc) entre o conteúdo das colunas selecionadas.

A guia Unir estará disponível apenas quando o tipo da instrução SQL for Select.

A área interna da guia Unir exibe uma pequena janela para cada uma das tabelas que tenham sido incluídas na lista de tabelas selecionadas na guia Tabelas. Os nomes das colunas de cada tabela são listados na pequena janela daquela tabela.

Na área externa da guia Unir, utilize os botões do lado direito da tabela para criar e manipular uniões.

As linhas coloridas de conexão possuem os seguintes significados:

União
Clique em Unir para criar uma nova união. Siga estas etapas:
  1. Selecione um nome de coluna na primeira tabela que deseja unir.
  2. Selecione um nome de coluna na segunda tabela que deseja unir.
    • O Assistente para SQL exibe uma linha cinza clara entre as duas colunas selecionadas para mostrar que as duas colunas são propostas como candidatas para uma união.
    • Se uma União for possível entre as duas colunas selecionadas, o Assistente para SQL ativará o botão Unir correspondente.
    • Se uma união não for possível entre duas colunas selecionadas porque elas possuem tipos de dados diferentes, o Assistente para SQL desativará o botão Unir.
  3. Utilize a chave Tipo da União para selecionar um tipo de união (consulte Tipo de União a seguir). O tipo padrão é uma união interna.
  4. Clique em Unir para criar a união. O Assistente para SQL exibe um linha azul entre os nomes das colunas para indicar uma união concluída.
<, >
Utilize esses botões para selecionar uma União na qual operar. O Assistente para SQL indica a união selecionada no momento exibindo uma linha vermelha entre os nomes das colunas.
Desunir
Utilize esse botão para dissolver uma união existente. Siga estas etapas:
  1. Selecione uma união existente utilizando o botão > ou <.
  2. Clique em Desunir.
Tipo de União
Utilize esse botão para selecionar o operador de união e o tipo da união. O operador de união é um dos seguintes: O tipo de união é um dos seguintes (nessas descrições, o operador de união é assumido como =):

Condição

Utilize a guia Condição para especificar uma ou mais condições para selecionar linhas. As linhas que atendem às condições especificadas são exibidas na guia Resultados (tipo Select) ou atualizados (tipo Update) ou excluídas (tipo Delete).

A guia Condições estará disponível apenas quando o tipo de instrução SQL for Select, Update ou Delete.

Uma condição é um critério que você define para o servidor de banco de dados remoto para uso ao selecionar linhas das tabelas que você incluiu na lista de tabelas selecionadas na guia Tabelas. É possível especificar uma ou mais condições. Se uma linha atender a todas as condições especificadas, o servidor do banco de dados remoto incluirá aquela linha na operação (Select, Update, Delete).

Utilize essa guia para especificar uma condição para uma única instrução SQL. Se for necessário especificar mais de uma condição, utilize o botão Localizar em Outra Coluna conforme descrito a seguir.

Siga estas etapas para construir uma condição:

  1. Expanda a caixa de listagem Tabelas Selecionadas e selecione a tabela que deseja utilizar na condição. A caixa de listagem contém os nomes de todas as tabelas que foram incluídas na lista de tabelas selecionadas na guia Tabelas.
  2. Na caixa de listagem Colunas, selecione a coluna que deseja que a condição teste.
  3. Na caixa de listagem Operadores, selecione o operador que deseja utilizar na condição.
  4. Na caixa de listagem Valores, especifique um ou mais valores que deseja utilizar na condição. Você pode:
  5. Quando tiver concluído a especificação da condição, vá para a próxima guia na qual deseja trabalhar ou clique em Localizar Outra Coluna para especificar outra condição.

Localizar
Clique em Localizar para abrir a janela Pesquisa de Valor e procure valores na tabela e na coluna selecionadas para esta condição. Siga estas etapas para utilizar a janela Pesquisa de Valor:
  1. Digite no campo Procurar a cadeia de caracteres ou o valor que deseja procurar.
  2. Selecione Diferenciar Maiúsculas de Minúsculas se desejar procurar por caracteres maiúsculos e minúsculos exatamente como digitados.
  3. Selecione um Valor máximo de acertos. Isso controla o número de valores retornados para cada pesquisa.
  4. Clique em Localizar Agora. A janela Pesquisa de Valor examina cada linha da tabela especificada, na coluna especificada, procurando um valor que contenha a cadeia de caracteres ou o valor especificado.
  5. A janela Pesquisa de Valor exibe os resultados da procura na janela Valores Disponíveis. Apenas uma instância de cada valor é exibida. Por exemplo, se a cadeia de procura for dispositivo, e se a tabela contiver quarenta linhas contendo Dispositivo aberto na coluna especificada e doze linhas contendo Dispositivo fechado na coluna especificada, a janela Pesquisa de Valor exibirá uma instância de Dispositivo aberto e uma instância de Dispositivo fechado.
  6. Ao concluir o exame dos resultados da procura, execute uma das seguintes ações ou as duas:
    • Para utilizar um valor na condição, selecione um ou mais valores na lista e clique em Utilizar Valores.
    • Para fechar a janela, clique em OK.
Limpar
Clique em Limpar para limpar todos os valores dos campos Valores.
Localizar outra coluna
Clique em Localizar Outra Coluna para criar uma nova condição. O Assistente para SQL cria outra guia Condição.
Localizar menos linhas (E), Localizar mais linhas (OU)
Em todas as guias Condição depois da primeira, clique em um dos botões de opções para indicar o relacionamento lógico (E ou OU) entre a condição atual e as anteriores.
Excluir condição
Clique em Excluir Condição para excluir a condição atual.

Colunas

Utilize a guia Colunas para selecionar as colunas que deseja incluir nos dados retornados pela instrução SQL. A guia Colunas estará disponível apenas quando o tipo de instrução SQL for Select.

Quando você seleciona uma coluna na guia Colunas, o Assistente para SQL inclui o nome da coluna na cláusula SELECT da instrução SQL na guia SQL.

Se você não selecionar nenhuma coluna na guia Colunas, por padrão, a instrução SQL selecionará todas as colunas na tabela ou as tabelas especificadas. A razão é que a instrução SQL padrão para uma operação Select é SELECT * from tablename, em que * indica "todas as colunas".

Incluir >>
Utilize esse botão para selecionar as colunas a serem incluídas nos dados retornados pela instrução Select do SQL. Para incluir colunas na lista de Colunas a Serem Incluídas:
  1. Clique no nome de uma tabela na lista Tabelas Selecionadas. A lista contém os nomes de todas as tabelas selecionadas na guia Tabelas.
  2. Selecione uma ou mais colunas na lista Colunas. A lista contém todas as colunas da tabela que você acabou de selecionar.
  3. Clique em Incluir >>.
<< Remover
Utilize esse botão para remover colunas da lista de Colunas a Serem Incluídas. Para remover uma ou mais colunas da lista:
  1. Selecione a coluna ou colunas que deseja remover.
  2. Clique em << Remover.
Selecionar Todas, Cancelar Toda a Seleção
Utilize esses botões para selecionar ou cancelar a seleção de todas as colunas nas duas listas.
Mover para Cima, Mover para Baixo
Utilize esses botões para alterar a ordem na qual as colunas selecionadas são exibidas.

Quando você executa a instrução SQL, o Assistente para SQL exibe as colunas da esquerda para a direita na guia Resultados na mesma ordem especificada na guia Colunas.

Classificar

Utilize a guia Classificar para classificar as linhas que aparecem na guia Saída. As linhas na guia Saída são as linhas retornadas pelo servidor de banco de dados remoto em resposta à instrução Select do SQL.

A guia Classificar está disponível apenas quando o tipo da instrução SQL for Select.

Normalmente (isto é, sem a guia Classificar), as linhas na guia Saída são exibidas em qualquer ordem em que ocorrem na tabela ou tabelas às quais pertencem.

Com a guia Classificar, você pode selecionar uma ou mais colunas a serem utilizadas para classificar as linhas retornadas. Por exemplo, se você selecionar a coluna denominada OBJECTID e especificar ordem crescente e se o conteúdo de OBJECTID for composto de números positivos, as linhas retornadas serão classificadas a partir da linha ou linhas que possuírem o menor valor em OBJECTID (como 00001), seguida pela linha ou linhas que possuem o próximo menor valor em OBJECTID (como 00004) e assim por diante.

Adicionalmente:
Incluir >>
Utilize esse botão para selecionar colunas para classificação. Para incluir colunas na lista de Colunas pelas Quais Classificar
  1. Clique no nome de uma tabela na lista Tabelas Selecionadas. A lista contém os nomes de todas as tabelas selecionadas na guia Tabelas.
  2. Selecione uma ou mais colunas na lista Colunas. A lista contém todas as colunas da tabela que você acabou de selecionar.
  3. Clique em Incluir >>.
<< Remover
Utilize esse botão para remover colunas da lista de Colunas pelas Quais Classificar. Para remover uma ou mais colunas da lista:
  1. Selecione a coluna ou colunas que deseja remover.
  2. Clique em << Remover.
Selecionar Todas, Cancelar Toda a Seleção
Utilize esses botões para selecionar ou cancelar a seleção de todas as colunas nas duas listas.
Seqüência de Classificação
Selecione Crescente ou Decrescente para especificar a classificação em ordem crescente ou decrescente.
Mover para Cima, Mover para Baixo
Utilize esses botões para alterar a ordem na qual as colunas selecionadas são utilizadas para classificação.

Quando a instrução SQL é executada, o Assistente para SQL classifica os primeiros dados retornados na primeira coluna especificada na lista Colunas pelas quais Classificar, em seguida, na segunda coluna especificada na lista e assim por diante.

SQL

A principal utilização desta guia é permitir que você execute a instrução SQL gerada. Você também pode executar as seguintes operações:

Desfazer
Desfaz uma alteração digitada na instrução SQL. Apenas desfaça os trabalhos, se você não tiver salvo a instrução SQL utilizando o botão Salvar. Também é possível desfazer uma alteração digitada, clicando em outra guia do Assistente para SQL, se você não tiver clicado em Salvar.
Executar
Envia a instrução SQL para o servidor do banco de dados remoto para execução.
Salvar
Salva a instrução SQL para reutilização posterior. Você pode utilizar esse recurso para salvar instruções SQL comuns que são executadas várias vezes. As consultas para obter relatórios mensais de vendas ou para gerar listas de clientes que fizeram compras nos últimos seis meses são bons exemplos de consultas a serem salvas.

Inserir

Esta guia é exibida apenas se você selecionar um tipo de instrução SQL de Inserção na guia Tabelas. A opção Inserir permite inserir uma nova linha na tabela selecionada.

Quando você terminar com a guia Inserir, dê um clique sobre Avançar.

As informações da coluna Inserir são as seguintes:

  1. A coluna 1 indica o nome da coluna na linha do banco de dados. Esse nome pode ser genérico, tal como CAMPO1 ou CAMPO2, ou pode ter um significado descritivo, tal como NOME ou IDADE.
  2. A coluna 2 indica o tipo de dados existentes nesta coluna no banco de dados. Por exemplo, CHAR(4) indica que podem ser colocados até quatro caracteres nesta coluna.
  3. A coluna 3 é precedida por um sinal de igual (=). Esta coluna é utilizada para digitar os dados que você deseja atualizar em sua coluna de banco de dados quando criar esta nova linha. Por exemplo, se o banco de dados contiver peças de automóveis e houver um campo denominado PART# com um tipo de DOUBLE(8), você poderá digitar 10345 para representar um novo número de peça para um volante.

Atualizar

Esta guia é exibida apenas se você selecionar um tipo de instrução SQL de Atualização na guia Tabelas. Atualizar permite que você modifique dados em uma linha existente no banco de dados.

Quando você terminar com a guia Atualizar, dê um clique sobre Avançar.

As informações da coluna Atualizar são as seguintes:

Tópicos Relacionados

  • Visão Geral de Acesso ao Banco de Dados
  • Saída (Assistente para SQL)
  • Resultados (Assistente para SQL)