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Assistente para SQL (Navegadores Ativados pelo Java 2)

O Assistente para SQL permite que você construa uma instrução SQL, envie-a a um servidor de dados remoto, recupere os dados resultantes, se houver, salve os dados resultantes e salve a instrução SQL para reutilização.

O servidor de banco de dados remoto deve estar executando em um iSeries ou AS/400, e um driver JDBC (Java Database Connectivity) apropriado deve estar presente na estação de trabalho cliente. O cliente do Host On-Demand e o cliente do Database On-Demand já incluem um driver JDBC do AS/400 Toolbox para Java, o qual permite que o cliente do Host On-Demand ou o cliente do Database On-Demand acesse os dados do DB2/400 em um iSeries ou AS/400 configurado de maneira apropriada (consulte o campo Identificador de Driver na guia Efetuar Logon).

Os servidores de banco de dados em execução em outras plataformas de hosts são suportados apenas se o driver JDBC apropriado estiver instalado na estação de trabalho cliente do Host On-Demand ou do Database On-Demand (consulte o campo Identificador de Driver na guia Efetuar Logon).

A interface com o usuário do Assistente para SQL ajuda a selecionar as tabelas com as quais trabalhar, a selecionar as colunas das quais os dados devem ser retornados, a especificar as condições para selecionar as linhas a serem processadas, a selecionar as colunas nas quais os dados devem ser classificados e a construir uma instrução SQL válida. Um novo Construtor de Expressões permite o uso de operadores, funções predefinidas, constantes e construções de programação para definir as condições complexas para seleção das linhas a serem processadas. O mesmo Construtor de Expressão permite definir as expressões de colunas que desempenham e exibem automaticamente os resultados de cálculos complexos com base em valores retornados. Os dados retornados (incluindo os resultados de expressões de colunas) podem ser exibidos ou gravados em um arquivo. Vários formatos de arquivo são suportados, incluindo XML. As instruções SQL podem ser rotuladas e salvas para reutilização.

Será possível configurar valores padrão para alguns dos campos neste assistente, se o administrador tiver configurado o cliente ou seu ID de usuário para isso:

Uma seqüência de guias orienta no processo de construção e de execução de uma instrução SQL. As guias são:

Iniciar

Selecionar
Clique em Selecionar para selecionar linhas de uma tabela ou de tabelas.
Inserir
Clique em Inserir para inserir uma linha na tabela.
Atualizar
Clique em Atualizar para atualizar uma ou mais linhas em uma tabela.
Excluir
Clique em Excluir para excluir uma ou mais linhas de uma tabela.

Efetuar Logon

URL do Banco de Dados
Consulte Especificando uma URL de Banco de Dados.

Se o Assistente para SQL for iniciado em uma sessão de Vídeo 5250, o Assistente para SQL exibirá inicialmente no campo URL do Banco de Dados uma URL de banco de dados padrão que contém o nome do host iSeries atual.

ID do Usuário
Se for necessário um ID de usuário para efetuar logon no servidor de banco de dados remoto, digite o ID do usuário no campo ID do usuário. Caso contrário, deixe o campo em branco.
Senha
Se for necessária uma senha para efetuar logon no servidor de banco de dados remoto, digite a senha no campo Senha. Caso contrário, deixe o campo em branco.
Identificador de Driver
A caixa de listagem inclui os nomes de todos os drivers JDBC que foram registrados com o Host On-Demand. Expanda a caixa de listagem e clique no nome do driver JDBC registrado que você deseja utilizar ou clique em Outros para especificar outros drivers.

Para obter informações gerais sobre como utilizar um driver JDBC com o cliente do Host On-Demand ou do Database On-Demand, consulte Registrando um Driver JDBC.

Outros
Esse campo deve conter o nome completo da classe Java do driver JDBC especificado no campo Identificador de Driver.

O driver deve estar instalado na estação de trabalho cliente e deve ser acessível para o cliente do Host On-Demand ou do Database On-Demand (consulte Implementando um Driver JDBC).

Filtro de Tabela (Assistente para SQL)
Esse campo não aparecerá a não ser que seja ativado pelo administrador do Host On-Demand.

Digite uma lista de nomes de esquema, filtros de esquema, nomes de tabelas e filtros de tabelas separados por vírgulas. Para obter assistência, consulte Exemplos. Para obter detalhes sobre a descrição de nomes de esquemas, filtro de esquemas, nomes de tabelas e filtros de tabelas, consulte Especificando uma Lista de Esquemas e Tabelas Disponíveis.

A lista separada por vírgula que você digitar neste campo especifica os esquemas e tabelas que você deseja que apareça na Lista de Tabelas Disponíveis na guia Tabelas do Assistente para SQL depois de você efetuar logon no banco de dados.

Para utilizar o valor padrão, deixe este campo em branco.

O campo Filtro de Tabela é um dos vários níveis de filtros para a lista de tabelas disponíveis (consulte Nível 4. Valor para a Instrução SQL ou de Upload de Arquivos Atual

Conectar e Desconectar
Clique em Conectar-se para conectar-se ao servidor de banco de dados remoto.

Se a conexão falhar e você vir uma mensagem de erro de Java ou estiver executando o Netscape 4.7x, consulte Problemas ao Efetuar Logon ou ao Conectar-se.

Em determinadas circunstâncias, você pode encontrar a mensagem de erro Exceção no SQL Assist. Consulte Exceção no SQL Assist.

Clique em Desconectar para desconectar-se do servidor de banco de dados remoto.

Tabelas

Tabelas Disponíveis
Essa é uma lista dos esquemas e tabelas que estão disponíveis para uso na instrução SQL atual (consulte Lista de Tabelas Disponíveis).

O conteúdo dessa lista é determinado por vários níveis de filtros (consulte Níveis de Filtro para Nomes de Esquemas e de Tabelas).

Você observará que:

Para mover uma ou mais tabelas para a lista de Tabelas Selecionadas:

Para expandir ou reduzir o conteúdo de um esquema na lista, clique no símbolo + ou - à esquerda do nome da tabela.

Tabelas Selecionadas
Esta lista contém a tabela ou as tabelas aplicadas à instrução SQL.

Se o tipo da instrução SQL for Select, o Assistente para SQL incluirá os nomes das tabelas selecionadas na cláusula FROM da instrução SQL na guia Rever.

Um nome de correlação é um nome alternativo para uma tabela. Quando você seleciona a mesma tabela (por exemplo, AA01) mais de uma vez, o assistente para SQL cria automaticamente um nome de correlação (por exemplo, AA01_1). Para criar um nome de correlação manualmente:

  1. Clique em um nome de tabela.
  2. Digite o nome da correlação que você deseja utilizar.

Para mover uma ou mais tabelas novamente para a lista de Tabelas Disponíveis:

Para mover todas as tabelas novamente para a lista de Tabelas Disponíveis, clique em << .

Filtrar Esquemas
Clique em Filtrar Esquemas para selecionar os nomes de esquemas que deseja que apareçam na lista de Tabelas Disponíveis.
Filtrar Tabelas
Clique em Filtrar Tabelas para especificar os nomes ou tipos de tabelas que deseja que apareçam em Tabelas Disponíveis.
Atualizar
Clique em Atualizar para atualizar a lista de tabelas em Tabelas Disponíveis.

Colunas

Utilize a guia Colunas para selecionar as colunas que deseja incluir nos dados retornados pela instrução SQL. A guia Colunas estará disponível apenas quando o tipo de instrução SQL for Select.

Quando você seleciona uma coluna na guia Colunas, o Assistente para SQL inclui o nome da coluna na cláusula SELECT da instrução SQL na guia Rever.

Se você não selecionar nenhuma coluna na guia Colunas, por padrão, a instrução SQL selecionará todas as colunas na tabela ou as tabelas especificadas. A razão é que a instrução SQL padrão para uma operação Select é SELECT * from tablename, em que * indica "todas as colunas".

Para selecionar uma ou mais colunas:

  1. Clique em uma ou mais colunas na lista Colunas Disponíveis. A lista contém todas as colunas de todas as tabelas selecionadas na guia Tabelas. (Para expandir ou reduzir o conteúdo de uma tabela na lista, clique no símbolo + ou - à esquerda do nome da tabela.)
  2. Clique em > para incluir a coluna ou as colunas selecionadas na lista de Colunas Selecionadas.
Clique em >> para incluir todas as colunas na lista de Colunas Disponíveis para a lista de Colunas Selecionadas.

Para remover uma ou mais colunas da lista de Colunas Selecionadas

  1. Clique em uma ou mais colunas na lista Colunas Selecionadas.
  2. Clique em < para remover a coluna ou as colunas selecionadas da lista de Colunas Selecionadas.
Clique em << para remover todas as colunas selecionadas da lista de Colunas Selecionadas.

Mover para Cima, Mover para Baixo
Utilize esses botões para alterar a ordem na qual as colunas selecionadas são exibidas.

Quando você executa a instrução SQL, o Host On-Demand exibe as colunas da esquerda para a direita na guia Resultados na mesma ordem especificada na guia Colunas.

Incluir
Utilize esse botão para ativar o Construtor de Expressões e construir uma expressão de coluna.

Uma expressão de coluna é uma expressão cujo valor avaliado é desejado que apareça como uma coluna no resultado.

As expressões de colunas são semelhantes às operações em uma planilha de software, porque é possível combinar os valores nas colunas de uma tabela com:

As expressões de colunas fornecem uma ferramenta extremamente poderosa para desempenhar e exibir automaticamente os resultados de cálculos com base nos valores de tabelas.

Como um exemplo muito simples, se a tabela HODTEST.AA01 contiver uma coluna nomeada SALES, e se você quiser calcular o valor de 6% de comissão de vendas com base no valor armazenado na coluna SALES de cada linha da tabela, será possível utilizar o Construtor de Expressões para construir ou digitar a expressão HODTEST.AA01.SALES * .06. Quando você executa a instrução SQL, uma coluna de saída é gerada para essa expressão de coluna mostrando a comissão de vendas para cada entrada na tabela.

Você também pode utilizar várias colunas em uma expressão de coluna. Por exemplo, para incluir os valores nas colunas SALARY, BONUS e COMM, você poderia construir ou digitar a expressão de coluna SALARY + BONUS + COMM.

Para obter informações adicionais, consulte Construindo Expressões.

Editar
Utilize esse botão para editar uma expressão de coluna já existente. Siga estas etapas:
  1. Clique na expressão de coluna que você deseja editar.
  2. Clique em Editar.
Excluir
Utilize esse botão para excluir uma expressão de coluna. Siga estas etapas:
  1. Clique na expressão de coluna que você deseja excluir.
  2. Dê um clique em Excluir.

Uniões

Uma união é um mecanismo para selecionar as linhas de duas tabelas relacionadas que serão incluídas em uma instrução SQL, com base em uma igualdade (ou algum outro relacionamento, como desigualdade, maior que, etc) entre o conteúdo das colunas selecionadas.

A guia Uniões estará disponível apenas quando o tipo da instrução SQL for Select.

A área interna da guia Uniões exibe uma pequena janela para cada uma das tabelas incluídas na lista de tabelas selecionadas na guia Tabelas. Os nomes das colunas de cada tabela são listados na pequena janela daquela tabela.

Na área externa da guia Uniões, utilize os botões do lado direito da tabela para criar e manipular uniões.

As linhas coloridas de conexão possuem os seguintes significados:

Junção
Clique em Unir para criar uma nova união. Siga estas etapas:
  1. Selecione um nome de coluna na primeira tabela que deseja unir.
  2. Selecione um nome de coluna na segunda tabela que deseja unir.
    • Se uma união for possível entre as duas colunas selecionadas, o Assistente para SQL exibirá uma linha cinza entre os nomes e colunas.
    • Se uma união não for possível entre duas colunas selecionadas, porque as duas colunas selecionadas têm diferentes tipos de dados, o Assistente para SQL exibirá uma linha vermelha entre os nomes das colunas.
  3. Utilize a chave Tipo da União para selecionar um tipo de união (consulte Tipo de União a seguir). O tipo padrão é uma união interna.
  4. Clique em Unir para criar uma união. O Assistente para SQL exibe um linha azul entre os nomes das colunas para indicar uma união concluída.
<, >
Utilize esses botões para selecionar uma União na qual operar. O Assistente para SQL indica a união atualmente selecionada, exibindo uma linha verde entre os nomes das colunas.
Desunir
Utilize esse botão para dissolver uma união existente. Siga estas etapas:
  1. Selecione uma união existente utilizando o botão > ou <.
  2. Clique em Desunir.
Tipo de União
Utilize esse botão para selecionar o operador de união e o tipo da união. O operador de união é um dos seguintes: O tipo de união é um dos seguintes (nessas descrições, o operador de união é assumido como =):

Condições

Utilize a guia Condições para as duas finalidades a seguir:

A guia Condições estará disponível apenas quando o tipo de instrução SQL for Select, Update ou Delete.

Para excluir linhas duplicadas dos resultados de uma instrução Select, selecione a caixa de opções Excluir Linhas Duplicadas (SELECT DISTINCT). Quando você seleciona essa caixa de opções, o Assistente para SQL inclui o modificador DISTINCT ao verbo SELECT da instrução SQL na guia Rever.

Uma condição é um critério que você define para o servidor de banco de dados remoto para uso ao selecionar linhas das tabelas que você incluiu na lista de tabelas selecionadas na guia Tabelas. É possível especificar uma ou mais condições. Se uma linha atender a todas as condições especificadas, o servidor do banco de dados remoto incluirá aquela linha na operação (Select, Update, Delete).

Utilize essa guia para especificar todas as condições para uma única instrução SQL.

Você pode utilizar os controles para construir uma condição ou pode digitar uma condição diretamente no campo Condições.

Siga estas etapas para construir uma condição utilizando os controles:

  1. Selecione a coluna para a pesquisa a partir da lista Colunas Disponíveis.

  2. Selecione um operador a partir da lista Operadores.

  3. Digite um ou mais valores na lista Valores. Digite um valor por linha. Clique em Limpar para remover todos os valores da lista Valores.

    Se você selecionou o operador Between na lista Operadores, será necessário digitar dois valores por linha na lista Valores. Os valores são separados por um e comercial (&).

    É possível procurar os valores apropriados, clicando em Localizar.

    Você pode especificar as variáveis do host na lista Valores. Para isso, clique em uma linha na lista Valores, em seguida, clique em Incluir Variável. A janela Incluir Variável é exibida. Digite o nome da variável, em seguida, clique em OK. A janela Incluir Variáveis é fechada e a variável é incluída na lista Valores na guia Condições.

    Você pode especificar os parâmetros na lista Valores. Se um parâmetro for especificado, seu valor será utilizado na condição de pesquisa. Um parâmetro é especificado no formato :parm, em que parm é o nome do parâmetro. Por exemplo, :empid é uma especificação válida para um parâmetro nomeado empid.

  4. Clique em Incluir para incluir a condição no campo Condições.

  5. Para especificar as condições de pesquisa para sua instrução, clique em E ou Ou. Em seguida, construa a segunda condição de pesquisa como descrito nas etapas anteriores. Quando você clica em Incluir, as condições subseqüentes são anexadas àquelas que já estão exibidas no campo Condições.

Para digitar uma condição no campo Condições, mova o foco de entrada para o campo Condições e digite a condição.

Também é possível utilizar o campo Condições, para modificar ou excluir uma condição criada utilizando os controles. Para modificar uma condição, utilize as teclas insert, delete, backspace, movimento do cursor e teclas de letras para incluir ou remover o texto. Para excluir uma condição, utilize a tecla delete ou backspace, ou siga estas etapas:

  1. Utilize o mouse para realçar a condição.
  2. Pressione a tecla Delete.

Também é possível copiar e colar o texto entre a área de transferência do sistema e o campo Condições.

Para construir as condições complexas, clique em Expressão Avançada para abrir a janela Construtor de Expressões - Condições (consulte Construindo Expressões).

Grupos

Utilize a página Grupos para especificar quais colunas utilizar para agrupar resultados. Quando você agrupar resultados, os dados no conjunto de resultados serão divididos em grupos pelos valores nas colunas especificadas. É retornada uma linha de dados para cada grupo.

A guia Grupos estará disponível apenas quando o tipo de instrução SQL for uma instrução Select.

É possível agrupar mais de uma coluna. No entanto, os grupos não serão classificados; utilize a página Ordem para classificar o conjunto de resultados.

Para incluir grupos em seu conjunto de resultados:

  1. Selecione a caixa de opções Incluir Colunas de Agrupamento. As colunas especificadas na lista Colunas Selecionadas na página Colunas são exibidas na lista Colunas de Agrupamento. Estas são colunas de agrupamento obrigatórias.

    Se esta caixa de opções estiver selecionada e nenhuma coluna estiver especificada na lista Colunas Selecionadas na página Colunas, todas as colunas disponíveis serão exibidas na lista Colunas de Agrupamento.

  2. Para incluir mais colunas na lista Colunas de Agrupamento:

    1. Selecione uma ou mais colunas na lista Colunas Disponíveis. A lista exibe todas as colunas em uma tabela específica. Você pode expandir ou reduzir uma coluna para exibir ou ocultar as colunas que estão incluídas nessa tabela.

    2. Clique em > para incluir as colunas na lista Colunas de Agrupamento. Clique em >> para incluir todas as colunas de todas as tabelas na lista Colunas Disponíveis para a lista Colunas de Agrupamento.

  3. Para remover uma ou mais colunas da lista Colunas Selecionadas, clique nas colunas e, em seguida, clique em <. Para remover todas as colunas da lista Colunas Selecionadas, clique em <<.

    Para remover colunas de agrupamento obrigatórias da lista Colunas Selecionadas na página Grupos, primeiro, é necessário remover essas colunas da lista Colunas Selecionadas na página Colunas.

Filtrando Resultados de Agrupamento

Você pode eliminar dados agrupados indesejados filtrando os resultados que são retornados pelas colunas de agrupamento. Para isso, digite as condições no campo Condições de Grupo ou clique em Expressão Avançada para construir uma ou mais condições.

Ordem

Utilize a guia Ordem para ordenar as linhas que aparecem na guia Saída. As linhas na guia Saída são as linhas retornadas pelo servidor de banco de dados remoto, durante a execução de uma instrução SQL Select.

A guia Ordem está disponível apenas quando o tipo de instrução SQL é Select.

Normalmente (isto é, sem a guia Ordenar), as linhas na guia Saída são exibidas em qualquer ordem em que ocorrem na tabela ou tabelas às quais pertencem.

Com a guia Ordenar, você pode selecionar uma ou mais colunas a serem utilizadas para ordenar as linhas retornadas. Por exemplo, se você selecionar a coluna denominada OBJECTID e especificar ordem crescente e se o conteúdo de OBJECTID for composto de números positivos, as linhas retornadas serão classificadas a partir da linha ou linhas que possuírem o menor valor em OBJECTID (como 00001), seguida pela linha ou linhas que possuem o próximo menor valor em OBJECTID (como 00004) e assim por diante.

Adicionalmente:

Para selecionar uma coluna para classificação:
  1. Selecione uma ou mais colunas na lista Colunas Disponíveis.
  2. Clique em > para mover a coluna ou colunas para a lista Colunas Selecionadas.
  3. Utilize a coluna Ordenar para especificar a classificação na ordem crescente ou decrescente.

O botão de opções Exibir apenas colunas de saída sempre está selecionado. Isso significa que a guia Saída exibe apenas as colunas que estão incluídas na lista de Colunas Selecionadas na guia Colunas (incluindo os resultados de todas as expressões da coluna).

Rever

A principal utilização desta guia é permitir que você execute a instrução SQL gerada. Você pode também executar as seguintes operações (a não ser que o administrador desativou a operação):

Inserir

Utilize a guia Inserir, para especificar os valores que você deseja incluir na tabela especificada. Ao inserir os valores, uma linha é criada na tabela especificada na guia Tabelas e os valores especificados na guia Inserir são colocados nesta linha.

Para especificar os valores a serem inseridos, digite o valor que será inserido nesta coluna no campo Valor.

Você deve digitar um valor para cada coluna não-nula. As colunas não-nulas são indicadas por um sinal de mais (+).

Você não precisa fornecer os valores para as colunas nulas.

Atualizar

Utilize a guia Atualizar, para especificar os valores que você deseja alterar na tabela especificada. Ao atualizar os valores, os valores especificados na guia Atualizar são colocados na tabela especificada na guia Tabelas.

Para especificar os valores a serem alterados, no campo Valor, digite o valor que será atualizado para esta coluna.

Você não precisa atualizar todos os valores em uma linha; em que apenas é preciso digitar os valores para as colunas que deseja atualizar.

É necessário digitar um valor para pelo menos uma coluna.

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