Assistente para Upload de Arquivo
O Assistente para Upload de Arquivos permite construir um comando de Upload de Arquivos e enviá-lo a um servidor de banco de dados remoto.
É possível construir um comando de Upload de Arquivos para criar, substituir, anexar dados ou atualizar uma tabela em um
banco de dados remoto.
Este arquivo de ajuda on-line descreve duas versões do Assistente para Upload de Arquivo:
-
A versão Java 1
Se estiver utilizando um navegador Java 1, a versão Java 1 do Assistente para Upload de Arquivos
será exibida.
-
A versão Java 2
Se estiver utilizando um navegador ativado para Java 2, a versão Java 2 do Assistente para Upload de Arquivos será exibida.
As duas versões do Assistente para Upload de Arquivo, Java 1 e Java 2,
funcionam de maneira muito semelhante e possuem diferenças secundárias nas interfaces com o usuário e no estilo.
Esta ajuda on-line ajuda a apontar as diferenças quando existirem.
O servidor de banco de dados remoto deve estar executando em um iSeries ou AS/400, e um driver
JDBC (Java Database Connectivity) apropriado deve estar presente na estação de trabalho
cliente.
O cliente do Host On-Demand e o cliente do Database On-Demand já incluem um
driver JDBC do AS/400 Toolbox para Java que permite que o cliente do
Host On-Demand ou o cliente do Database On-Demand acesse os dados do
DB2/400 em um iSeries ou AS/400 configurado de maneira apropriada
(consulte o campo URL do Banco de Dados na guia Efetuar Logon).
Os servidores de banco de dados em execução em outras plataformas de hosts são suportados apenas
se o driver JDBC apropriado estiver instalado na estação de trabalho cliente do
Host On-Demand ou do Database On-Demand
(consulte o campo URL do Banco de Dados na guia Efetuar Logon).
O Assistente para Upload de Arquivos pode ler arquivos de dados em vários formatos de arquivos, incluindo
XML (consulte Arquivo a seguir).
Você pode salvar e reutilizar as instruções de Upload de Arquivos (consulte Arquivo a seguir).
É possível definir valores padrão para alguns dos campos no Assistente para Upload de Arquivo:
Uma seqüência de guias orienta o usuário pelo processo de construção e de execução de uma
instrução de Upload de Arquivo. As guias são:
Efetuar Logon
- URL do Banco de Dados
Consulte Especificando uma URL de Banco de Dados.
Se o Assistente para Upload de Arquivos for iniciado em uma sessão de Vídeo 5250,
o Assistente para Upload de Arquivos exibirá inicialmente no campo URL do Banco de Dados uma URL
de banco de dados padrão que contém o nome do host iSeries atual.
- ID do Usuário (navegador Java 1)
ID do Usuário (navegador ativado para Java 2)
Digite o ID do usuário necessário (se houver) para conectar-se ao servidor de banco de dados remoto.
- Senha
Digite a senha necessária (se houver) para conectar-se ao servidor de banco de dados remoto.
- Descrição do Driver (navegador Java 1)
- Identificador do Driver (navegador ativado para Java 2)
A caixa de listagem inclui os nomes de todos os drivers JDBC
que foram registrados com o Host On-Demand.
Expanda a caixa de listagem e clique no nome do driver JDBC registrado
que você deseja utilizar ou clique em Outros para especificar outros driver.
Para obter informações gerais sobre a utilização de um driver JDBC,
consulte Registrando um Driver JDBC.
- Nome da Classe (navegador Java 1)
- Outro (navegador ativado para Java 2)
Esse campo deve conter o nome completo da classe do driver JDBC.
-
Se, no campo Descrição do Driver (ou Identificador do Driver),
você tiver selecionado o nome de um driver registrado, o
Host On-Demand
exibirá o nome completo da classe Java para você nesse campo e não permitirá
que você o modifique.
-
Mas se, no campo Descrição do Driver (ou Identificador do Driver), você tiver
selecionado Outro, deverá digitar o nome completo da classe do driver nesse campo.
A utilização de letras maiúsculas e minúsculas é significativa (
COM
é diferente de com
).
Se você não souber o nome completo da classe, entre em contato com o fornecedor do driver.
O driver deve ser instalado na estação de trabalho e deve estar acessível para o cliente do
Host On-Demand ou para o cliente do Database On-Demand
(consulte Implementando um Driver JDBC).
- Filtro de Tabela (Upload de Arquivo)
Esse campo não aparecerá a não ser que seja ativado pelo administrador do Host On-Demand.
Digite uma lista de nomes de esquema, filtros de esquema, nomes de tabelas e filtros de tabelas separados por vírgulas.
Essa lista especifica os esquemas e tabelas que você deseja que apareçam na
Lista de Tabelas Disponíveis
na guia Tabela do Assistente para Upload de Arquivos depois de você efetuar logon
no banco de dados.
Esse campo Filtro de Tabela é um dos vários níveis de filtragem para a
Lista de Tabelas Disponíveis
(consulte Nível 4. Valor para a instrução SQL ou de Upload de Arquivo).
Para obter informações sobre como criar uma lista de esquemas e tabelas, consulte
Especificando uma Lista de Esquemas e Tabelas Disponíveis.
-
Conectar-se
Clique em Conectar-se para conectar-se ao servidor de banco de dados remoto.
Se estiver utilizando um navegador Java 1 e estiver tendo problemas para efetuar logon ou para
conectar-se ao host, consulte Problemas ao Efetuar Logon ou Conectar-se.
Desconectar
Clique em Desconectar para desconectar-se do servidor de banco de dados remoto.
Tabela
- Tipo de Upload de Arquivo
Selecione o tipo de instrução de Upload de Arquivos que deseja enviar ao servidor de banco de dados
remoto:
- Clique em Criar para criar uma nova tabela no banco de dados remoto.
- Clique em Substituir para substituir o conteúdo de uma tabela existente
no banco de dados remoto.
- Clique em Anexar para anexar dados em uma tabela existente no banco de
dados remoto.
- Clique em Atualizar para atualizar partes selecionadas de uma
tabela no banco de dados remoto.
-
Os seguintes campos são utilizados apenas para uma operação Create:
- Nome da Nova Tabela:
Digite o nome da nova tabela a ser criada no banco de dados remoto.
- Tabela de Referência
Para uma operação Create, clique em
Tabela de Referência se desejar utilizar uma
tabela existente no banco de dados remoto como a origem para
descrições de campo para a nova tabela.
- Instrução SQL Salva
Para uma operação Create, clique em
Instrução SQL Salva se desejar utilizar uma
instrução SQL salva como a origem para
descrições de campo para a nova tabela.
- Selecionar uma Instrução SQL Salva
Para uma operação Create, essa lista é exibida quando
você seleciona Instrução SQL Salva como a origem para descrições de campos para a nova tabela.
Selecione a instrução SQL salva desejada para utilizar como a origem para as descrições de campos.
-
Os próximos quatro campos são levemente diferentes na versão Java 1
(exibidos se você estiver utilizando um navegador Java 1)
e na versão Java 2 (exibidos se você estiver utilizando um navegador ativado para Java 2):
-
Se você estiver utilizando um navegador Java 1:
- Selecionar uma Tabela de Referência (Create)
Selecionar uma Tabela (Replace, Append, Update)
Essa é uma lista dos esquemas e tabelas que estão disponíveis para serem utilizados
na instrução de Upload de Arquivos atual
(consulte Lista de Tabelas Disponíveis).
O conteúdo dessa lista é determinado por vários níveis de filtros
(consulte Níveis de Filtro para Nomes de Esquemas e de Tabelas).
Para uma operação Create,
selecione a caixa de opções próxima ao nome da tabela que deseja que funcione como a origem
para as descrições de campos para a nova tabela a ser criada.
Para uma operação Replace, Append ou Update
selecione a caixa de opções próxima ao nome da tabela
que deseja utilizar como o destino da operação
Replace, Append ou Update.
- Exibir Esquemas
Clique em Exibir Esquemas
para selecionar os nomes dos esquemas que deseja que apareçam na
lista de tabelas em Selecionar uma Tabela.
- Filtrar Tabelas
Clique em Filtrar Tabelas
para especificar os nomes ou tipos de tabelas
que deseja que apareçam na lista de tabelas em Selecionar uma Tabela.
-
Se estiver utilizando uma navegador ativado para Java 2:
- Tabelas Disponíveis
Essa é uma lista dos esquemas e tabelas que estão disponíveis para uso
na instrução de Upload de Arquivos atual
(consulte Lista de Tabelas Disponíveis).
O conteúdo dessa lista é determinado por vários níveis de filtros
(consulte Níveis de Filtro para Nomes de Esquemas e de Tabelas).
Para uma operação Create, selecione uma tabela para funcionar como a origem
para as descrições de campos para a nova tabela a ser criada no banco de dados remoto.
Para uma operação Replace, Append ou Update, selecione uma
tabela para ser utilizada como o destino da operação
Replace, Append ou Update.
Mova o nome da tabela que deseja utilizar para a operação
Create, Replace, Append ou Update da lista de
Tabelas Disponíveis
para o campo Tabela Selecionada:
-
Selecione um nome de tabela.
-
Clique em >.
- Tabela Selecionada
Esse campo contém o nome da tabela a ser utilizada para a operação
Create, Replace, Append ou Update, como uma tabela de referência
(Create) ou como o destino da operação (Replace, Append ou Update).
Para remover o nome de uma tabela selecionada, clique em <.
- Filtrar Esquemas
Clique em Filtrar Esquemas
para selecionar os nomes de esquemas que deseja que apareçam
na lista de Tabelas Disponíveis.
- Filtrar Tabelas
Clique em Filtrar Tabelas
para selecionar os nomes ou tipos de tabelas que deseja que apareçam
na lista de Tabelas Disponíveis.
- Atualizar
Clique em Atualizar para atualizar a lista de tabelas
em Selecionar Tabelas.
Colunas-chave
A guia Colunas-Chave estará disponível quando o tipo da instrução de Upload de Arquivos for Atualizar.
Arquivo
Clique na guia Arquivo para especificar o arquivo de origem que deseja utilizar
para a instrução de Upload de Arquivos.
-
Nome do Arquivo
Digite o caminho e o nome do arquivo de origem ou clique em Procurar para
procurar um arquivo.
-
Tipo do Arquivo
Clique no formato do arquivo de origem:
-
Texto ASCII (*.txt)
Os dados são formatados em texto ASCII em colunas.
-
Valores Separados por Vírgulas (*.csv)
Também conhecido como formato CSV.
Os dados estão em texto ASCII, com cada linha contendo um
registro e os campos em cada linha são separados por vírgulas.
-
Lotus 1-2-3 (*.wk1)
Formato do Lotus 1-2-3.
-
Microsoft Excel - BIFF3 (*.xls)
Formato de arquivo do Microsoft Excel 3.0 (BIFF3).
-
Microsoft Excel - BIFF4 (*.xls)
Formato de arquivo do Microsoft Excel 4.0 (BIFF4).
-
XML (*.xml) (Upload de Arquivo)
Dois tipos de arquivo XML são suportados:
- XML Excel
-
Esse tipo de arquivo XML pode ser aberto e modificado
pelo Microsoft Excel 2003.
Consulte O Formato de um Arquivo XML Excel.
- XML DTD
-
Esse tipo de arquivo XML é um documento XML válido
com dados formatados de acordo com
a DTD DatabaseOnDemand.
Consulte O Formato de um Arquivo XML DTD.
O Assistente para Upload de Arquivos não valida o documento XML em relação ao DTD do
DatabaseOnDemand.
No entanto, muitos editores XML suportam validação. É possível utilizar um desses editores
para validar o documento, se ele ainda contiver o DTD do DatabaseOnDemand.
O Assistente para Upload de Arquivos utiliza o atributo NAME do elemento COLUMN do DTD
para corresponder uma coluna do arquivo XML (por exemplo, DESCRIPT
)
à coluna de mesmo nome do banco de dados remoto.
É possível utilizar o Windows NotePad ou qualquer outro editor XML padrão
para editar o conteúdo do arquivo XML DTD (para incluir, remover ou alterar dados),
desde que:
-
As alterações sejam consistentes com o DTD do DatabaseOnDemand.
-
O DTD do DatabaseOnDemand não seja modificado.
No entanto, é possível excluir o DTD.
-
Salvar Instrução
Clique em Salvar Instrução para salvar a instrução de Upload de Arquivos para uso posterior.
-
Executar Instrução
Clique em Executar Instrução para enviar a instrução de Upload de Arquivos para o servidor de banco de
dados remoto.
Tópicos Relacionados