Information Center

Utilizando o Editor de Macros

O Editor de Macros permite que você modifique uma macro existente ou crie novas macros.

Visão Geral
Descrições de Tabulação
Salvando uma Macro
Cancelando uma Macro
Editor de Código: Editando o Script XML
Importando uma Macro
Exportando uma Macro

Visão Geral

O Host On-Demand grava macros utilizando script XML. Não é necessário conhecer o script XML para editar uma macro utilizando o Editor de Macros. Em vez disso, o Editor de Macros cria e modifica o script com base em sua entrada.

Os usuários podem editar qualquer macro. Se o usuário não tiver acesso de gravação ao local em que a macros está, ele poderá salvar a macro atualizada em um local alternativo.

Depois de gravar uma macro, além de poder fazer alterações nas definições da tela do host, você pode utilizar o Editor de Macros para personalizá-la e sintonizá-la posteriormente. Por exemplo, você pode concluir que os descritores utilizados para identificar uma tela quando a macro foi gravada eram muito gerais para seu ambiente (em várias outras telas se encaixam os mesmos descritores). Você pode incluir novos descritores ou modificar os existentes. Ao gravar com o Gerenciador de Macros, a macro é gravada em um formato simples, seqüencial. Com o editor de macro, é possível expandir a macro para incluir loop para telas repetidas e lógica condicional para manipular vários caminhos de telas em um aplicativo de host.

Gravar e reproduzir uma macro não é uma seqüência fixa de telas e ações. Em vez disso, para cada tela exibida, o programa de macro pesquisa telas definidas até reconhecer a tela. Identifica a tela com base nos descritores definidos para cada tela (por padrão, o Gerenciador de Macros utiliza o número de campos e os campos de entrada na tela). Depois da tela ser identificada, ele executa as ações definidas para essa tela. Em seguida, repete essas etapas para cada nova tela que reconhece.

Quando você edita macros que foram gravadas utilizando o Host On-Demand V3 no Gerenciador de Macros ou no Editor de Macro, elas são convertidas para o formato XML e não podem ser convertidas novamente para o formato V3.

Descrições de Tabulação

O Editor de Macros separa uma macro em quatro elementos. Cada guia representa um elemento:

Macro
Contém informações gerais sobre a macro.
Telas
Contém todas as telas definidas na macro e todos os descritores e ações que estão definidos em cada tela.
Links
Define a ordem das telas.
Variáveis
Define as variáveis da macro.

Salvando uma Macro

Utilize os botões Salvar e Sair, Salvar como e Salvar para salvar macros.

Cancelando uma Macro

Clicar em Cancelar descarta todas as alterações feitas desde a abertura ou salvamento da macro, não apenas as feitas na guia atual do Editor de Macros.

Editor de Código: Editando o Script XML

Clique em Editor de Código para abrir a página Editor de Código.

A janela Editor de Código contém uma área de edição de texto que exibe o script XML da macro atual e permite que você faça alterações diretamente nos comandos XML do script. Todos os comandos XML em um script de macro são comandos que pertencem à linguagem de macro com base em XML do Host On-Demand. Para obter mais informações sobre essa linguagem de macro, consulte A Linguagem de Macro no Guia de Programação de Macros.

Faça todas as alterações necessárias. Em seguida, clique em OK, Verificar ou Cancelar:

Importando uma Macro

Clique em Importar para importar uma cópia de uma macro do Host On-Demand do sistema de arquivos local para o Gerenciador de Macros. Antes da importação, o Host On-Demand solicita que você salve as alterações feitas na macro atual. A macro importada se torna a macro atual no Editor de Macro.

Você pode modificar e salvar a macro importada. Clicar no botão Salvar salva a macro na sessão atual. Clicar no botão Salvar Como permite salvar a macro em um local alternativo.

Exportando uma Macro

Clique em Exportar para salvar a macro como um arquivo na unidade local. Você pode então utilizar o novo arquivo em outras sessões ou compartilhá-lo com outros usuários.

Tópicos Relacionados

  • Utilizando o Gerenciador de Macros
  • Guia de Programação de Macro