Information Center

Exercício do Gerenciador de Macro

Este exercício apresenta os recursos de gravação do Gerenciador de Macro. Devido a diferenças entre as aplicações do host, nem todos os passos se aplicam a todas elas. Cabe a você personalizar a macro para a sua aplicação específica.

Neste exercício, é usada a aplicação OfficeVision/VM da IBM. Se seu host usa o OfficeVision, ótimo! Se não usa, os comentários em itálico ensinam a personalizar a macro para a sua aplicação em particular. Para este exercício, uma aplicação de menu vai funcionar melhor (ISPF é uma boa opção, se for usada com TSO). Antes de iniciar, verifique se há sessão iniciada e se foi feito o início de sessão com o sistema do host.

Não se esqueça de clicar no botão Auxílio, caso seja necessário!

  1. Clique no Gerenciador de Macro na barra de ferramentas.
  2. Clique em Gravar.
  3. Clique em Novo.
  4. Digite as seguintes informações:
  5. Clique sobre OK. Você está agora no modo de gravação. Todas as seqüências de teclas vão ser gravadas na macro.
  6. No prompt do sistema do host, digite profs e pressione Enter. Substitua o comando da aplicação aqui. Exemplo: quando se usa ISPF, digite num prompt TSO ispf em vez de profs.
  7. Insira uma Espera Inteligente. Clique no botão Espera Inteligente e faça o seguinte:
    Se a tela de aplicação do host possuir um número variável de campos, talvez não seja possível obter uma correspondência para a espera inteligente, porque o número de campos registrados pode ser diferente daquele que aparece realmente na tela. Nesse caso, grave de novo a macro e não use contagens de campo.
  8. Inclua um prompt no item de menu. Clique em Prompt e faça o seguinte:
  9. Clique sobre OK. Aparece uma janela de prompt. Ela aceita qualquer texto que a aplicação precise para poder continuar normalmente. Em geral, pode-se deixar o valor padrão na janela de prompt e clicar em OK. O prompt só coloca o texto na tela; ele não pressiona Enter porque pode ser necessário fazer mais alguma coisa, como pressionar uma tecla PF.
  10. Pressione Enter. O comando filelist entra. Pressione a tecla que vai enviar o comando para o host.
  11. Pressione PF11. Você deve passar para o modo XEDIT, para o primeiro arquivo da lista.
  12. Clique em Encerrar. Pronto! Execute os passos que ainda devem ser gravados na macro e depois clique em Parar.

Teste a macro voltando para a tela inicial e clique em Executar.

A função Macro executa o reconhecimento automático de tela, observando as contagens de campos em cada tela. Não é preciso adicionar uma espera inteligente em cada tela, a menos que você tenha certeza de que as contagens de campo não sejam um caminho suficientemente positivo de reconhecimento de tela. A aplicação Callup da IBM é um bom exemplo de quando a Espera Inteligente é realmente necessária, porque a posição do cursor depende do tamanho do nome que está sendo procurado.

Tópicos Relacionados

  • Visão Geral do Gerenciador de Macro