Quando você abre a janela Desativar Funções no Utilitário de Administração, é possível ativar ou desativar funções não apenas para um grupo, mas também para um usuário que é um membro do grupo.
Inicialmente, por padrão, um membro de um grupo herda a configuração do grupo para uma função ativada ou desativada. Por exemplo, se a opção Exportar Sessão estiver Ativada no perfil do grupo, essa opção de perfil do membro será definida como Herdada (Ativada).
No entanto, se você alterar explicitamente a configuração do membro para Ativada ou Desativada em vez de Herdada, a configuração do membro ficará independente da definição do grupo (não altere quando a configuração do grupo é alterada). Por exemplo, se você desativar a opção Exportar Sessão para um grupo, mas para User1 do grupo essa opção foi definida como Ativada ou Desativada, a configuração do User1 para Exportar Sessão será independente da configuração do grupo e não alterará quando a configuração do grupo for alterada.
Para tornar a configuração de um membro mais uma vez dependente da configuração do grupo, altere a configuração do membro para Herdada.
Para minimizar o problema administrativo de ter que modificar muitos perfis de usuários individuais, é necessário:
Se você estiver utilizando um servidor LDAP para armazenar informações de configuração, um usuário poderá ser um membro de um grupo apenas. Se você selecionar Herdada para uma função, o que estiver definido para esse grupo será aplicado ao usuário.
Se você estiver utilizando o servidor de configuração Host On-Demand, um usuário poderá ser um membro de vários grupos. Se você selecionar Herdada e todos os grupos dos quais o usuário é um membro tiverem a função desativada, a função também será desativada para o usuário. No entanto, conforme mostrado na figura a seguir, se pelo menos um desses grupos tiver a função ativada, ela será ativada para o usuário.