Sã apresentados os seguintes contextos na janela Impressora:
Numa sessão de Visualização 3270:
Seleccionar Impressora do Windows
Nome da Impressora do Windows
Seleccionar Impressora
Utilizar Tabela de Definições de Impressora (apenas 3270)
Utilizar PDF da Adobe (3270)
Ficheiros Separados
Ver Cada Ficheiro no Browser (3270)
Caminho e Nome do Ficheiro
Tabela de Definições de Impressora (3270)
Nome da Impressora
Fabricante da Impressora (apenas 5250)
Modelo da Impressora (5250)
Tamanho do Papel (origem 1) (5250)
Tamanho do Papel (origem 2) (5250)
Tamanho do Envelope (5250)
Página de Códigos ASCII 899 (5250)
Tempo de Inactividade (segs) (5250)
Bloquear
Imprimir Para
Seleccione imprimir numa impressora local do Windows (apenas para plataformas
Windows), para outro tipo de impressora (por exemplo, LPT1) ou para um ficheiro. Para
sessões de impressora 5250, a impressão para outro tipo de impressora requer um nome de
impressora. Para sessões de impressora 3270, a impressão para outro tipo de impressora
requer um nome de impressora e uma tabela de definições de impressora (PDT).
Em plataformas Windows, o valor predefinido é Impressora do Windows. Em plataformas não Windows, o valor predefinido é Impressora. No Mac OS X, o valor predefinido é Ficheiro.
Esta caixa de grupo lista as opções que só estão disponíveis em plataformas Windows.
Seleccionar Impressora do Windows
Seleccione Valor predefinido do utilizador para utilizar a impressora predefinida do Windows.
O valor predefinido é Utilizar Valor Predefinido.
Nome da Impressora do Windows
Apresenta o nome da impressora do Windows presentemente seleccionada. Nos clientes com o Emulador (por exemplo, HOD.html), este campo é só de leitura. Faça clique sobre Seleccionar impressora para alterar a selecção da impressora. Nos clientes de Administração (por exemplo, HODAdmin.html), pode escrever qualquer nome de impressora neste campo. Certifique-se de que o nome da impressora especificada está disponível nas máquinas cliente.
O valor predefinido é Impressora Predefinida do Windows.
Seleccionar Impressora
Faça clique neste botão para visualizar a janela Configurar Impressão do Windows, na qual poderá especificar várias definições para impressão, incluindo a impressora a utilizar.
Utilizar Tabela de Definições de Impressora (3270)
Seleccione se é utilizada uma PDT ou não.
Se seleccionar Não, será utilizada a interface de dispositivo gráfico (GDI) do Windows e poderá especificar um tipo de letra da impressora (consulte o tópico Tipo de Letra).
Se seleccionar Sim, a API do spool do Windows é utilizada para imprimir com uma PDT e terá de especificar a PDT. Esta selecção fornece um melhor desempenho de impressão do que a GDI na maior parte dos casos.
O valor predefinido é Não.
Esta caixa de grupo apresenta as opções utilizadas para imprimir para um ficheiro em vez de uma impressora.
Utilizar PDF da Adobe (3270)
Seleccione Sim para criar um ficheiro PDF da Adobe. Esta opção só é apresentada se seleccionar imprimir para um ficheiro.
O valor predefinido é Não.
Ficheiros Separados
Quando o destino de impressão é um ficheiro, pode decidir se pretende guardar cada trabalho de impressão num ficheiro exclusivo ou anexar os trabalhos num só ficheiro. Quando a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Sim, esta opção não se encontrará disponível e cada trabalho de impressão será guardado num ficheiro exclusivo.
Ver Cada Ficheiro no Browser (3270)
Seleccione para visualizar os ficheiros num browser depois destes serem criados. Em seguida, poderá visualizar ou imprimir o ficheiro a partir do browser. Se pretender visualizar ficheiros de PDF da Adobe, terá de ter a extensão Adobe Acrobat Reader (ou equivalente) instalada no ambiente do browser.
Note que as imagens das miniaturas dos ficheiros PDF da Adobe geradas pelo Host On-Demand nem sempre são apresentadas.
Para alguns browsers, tem de configurar as definições de segurança do browser para permitir que uma mini-aplicação ou aplicação Java inicie uma ocorrência do browser para visualizar um ficheiro local (consulte o tópico Configurar um browser para visualizar um ficheiro local ).
Caminho e Nome do Ficheiro
Quando o destino de impressão é um ficheiro, escreva o caminho e o nome do ficheiro. Se o caminho e o nome do ficheiro já existirem no cliente, o Host On-Demand imprime o ficheiro para esse destino e substitui todos os ficheiros que já lá existirem. Se o caminho e o nome do ficheiro não existirem no cliente, serão automaticamente criados e os ficheiros serão impressos nesse destino. Em seguida, poderá visualizar ou imprimir o ficheiro utilizando o visualizador adequado no cliente.
No Mac OS X, o valor predefinido é:
| lpr -r $<em que -r elimina o ficheiro após a impressão. Para obter informações sobre como configurar uma impressora no Mac OS X para impressão no sistema central, consulte Suporte de impressão no sistema central do Mac OS X.Nota: Se não escrever o caminho do ficheiro, o Host On-Demand irá gravar o ficheiro no directório predefinido do browser. O directório predefinido do browser depende do sistema operativo. Consulte o manual Host Printing Reference para obter mais informações.
Se escolher Separados = Sim no campo dos Ficheiros Separados, poderá escolher uma das seguintes opções:
- Pode especificar um nome exclusivo para cada ficheiro.
Colocar um asterisco no nome de ficheiro. O nome de ficheiro é incrementado numericamente para cada trabalho de impressão. Por exemplo, se chamar ao ficheiro prt*.file e a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Não, o primeiro ficheiro será chamado prt000.file, o segundo será chamado prt001.file e assim sucessivamente.
Quando a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Sim, a extensão do ficheiro será sempre definida como sendo igual a ".pdf" e um asterisco será convertido num contador de oito números. Por exemplo, se chamar ao ficheiro prt*.file e a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Sim, o primeiro ficheiro será chamado prt00000001.file.pdf, o segundo ficheiro será chamado prt00000002.file.pdf e assim sucessivamente.
- Pode deixar que seja o Host On-Demand a gerar o nome.
Não utilize o asterisco no nome do ficheiro. Por exemplo, insira o nome como prt.file. Desde que a opção Utilizar Adobe PDF esteja definida como Não, o Host On-Demand anexa números ao nome do ficheiro, começando por prt.file.000, prt.file.001 e assim sucessivamente.
Quando a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Sim, o Host On-Demand irá gerar um nome de ficheiro adicionando o valor de um contador de oito números e a extensão de ficheiro ".pdf". Por exemplo, quando escrever o nome como prt.file e a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Sim, o primeiro ficheiro será chamado prt.file00000001.pdf, o segundo ficheiro será chamado prt.file00000002.pdf e assim sucessivamente.
Se seleccionar Separar = Não e a opção Utilizar Adobe PDF estiver definida como Não, é criado um único ficheiro e cada trabalho é anexado a este ficheiro. Um nome de trabalho de impressão gerado pelo sistema é anexado ao início de cada trabalho, para que cada trabalho possa ser identificado. Se o ficheiro já existir, o sistema continuará a executar a anexação.
Também pode especificar um comando externo para executar após os trabalhos de impressão de sistema central utilizarem este campo. Consulte a secção Executar comandos externos após trabalhos de impressão do sistema central na Ajuda Online.Consulte o manual Host Printing Reference para obter mais informações sobre ficheiros Adobe PDF, nomes e caminhos de ficheiros.
Tabela de Definições de Impressora (3270)
Uma tabela de definições de impressora (PDT) formata dados de
impressão enviados pela aplicação do sistema central para que possam
ser impressos numa impressora da estação de trabalho.
A PDT seleccionada tem de ser a adequada para a impressora e para o modo de emulação da impressora que esta irá utilizar (PCL, PPDS etc; é de referir que não é suportado PostScript). Pode criar as suas próprias PDTs, que são automaticamente adicionadas à lista pendente.
Seleccione um nome da lista pendente.
Se não tiver a certeza quanto aos modos de emulação da impressora suportados pela sua impressora, tem de consultar a documentação técnica da impressora, que normalmente apresenta os modos suportados.
Em alguns casos, pode ser necessário alterar as definições na própria impressora para que correspondam ao modo pretendido para a PDT quer utilizar. Algumas impressoras podem comutar entre modos automaticamente ou fornecer software que dá a possibilidade ao utilizador de alterar o modo. É importante consultar a documentação da impressora para decidir qual a PDT a utilizar e como definir o modo correcto na impressora.
Pode considerar de alguma utilidade consultar o sítio da Web do fornecedor da impressora para obter mais informações.
![]() |
|
Nome da Impressora
Insira o nome da porta para a impressora que pretende utilizar. Em estações de trabalho em Windows, também pode inserir o nome UNC (Convenção de Nomenclatura Universal) de uma impressora de rede num de dois formatos:
\\server_name\printer name
\\server's_host_name_or_IP_address\printer
name
Por exemplo, se estiver a configurar uma impressora
em Windows NT, poderá introduzir um nome de porta
como LPT1
ou um nome de impressora de rede como \\myhost\printer
. Se configurar uma impressora em UNIX, introduza um nome de dispositivo, como por exemplo /disp/lp0
.
Fornecedor da Impressora (5250)
O fornecedor da impressora que será utilizada nesta sessão.
Nota: Na edição desta versão do Host On-Demand, as listas de fabricantes de impressoras e de modelos de impressoras estão consistentes com o nível de suporte actual do iSeries HPT. Se o seu nível de suporte de iSeries HPT for anterior ao nível predefinido pelo Host On-Demand, algumas impressoras na lista de impressoras poderá não ser suportado pelo iSeries. Caso se verifique essa situação, recomenda-se que actualize o iSeries.
Se o seu nível de suporte de iSeries HPT for mais recente do que o nível predefinido pelo Host On-Demand, alguns modelos de impressoras ou fabricantes suportados pelo iSeries poderão não estar disponíveis nas listas. Se existir um modelo de impressora (na lista) que corresponda à sua impressora física, pode utilizar o HPT. Caso contrário, deve utilizar um objecto de personalização.
A Base de dados de conhecimentos de software do iSeries contém informações acerca de objectos de personalização para cada modelo de impressora suportado. Para obter uma ligação para as informações mais recentes acerca do 5/OS ou OS/400, consulte no Host On-Demand o ficheiro readme.
Modelos de Impressoras Host Print Transform Suportados em i5/OS
Consulte IBM Suporte eServer iSeries: Documentação Técnica de Software para obter os modelos de impressoras suportados mais recentes para o i5/OS, se a sua impressora não se encontrar nas propriedades de sessão do Host On-Demand numa Sessão de Impressora 5250.
Modelo da Impressora (5250)
O modelo da impressora que será utilizada nesta sessão.
Tamanho do Papel (origem 1) (5250)
Especifica o tamanho do papel na Origem 1.
Tamanho do Papel (origem 2) (5250)
Especifica o tamanho do papel na Origem 2.
Tamanho do Envelope (5250)
Especifica o tamanho do papel no alimentador de envelopes.
Página de Códigos ASCII 899 (5250)
Faça clique sobre Sim se a sua impressora suportar a página de códigos ASCII 899. Esta não é uma página de códigos residente na maior parte das impressoras.
Tempo de Inactividade (segs) (5250)
Especifica o tempo total de espera para o início da impressão. Se a impressão não tiver início dentro do tempo definido, surge uma mensagem de Intervenção Necessária.
Os valores válidos situam-se entre os 10 e os 255 segundos. Um valor 0 desactiva o temporizador e a mensagem não chega a surgir.
O valor predefinido é 10.
Bloquear
Seleccione Bloquear para impedir que os utilizadores alterem o valor de arranque associado referente a uma sessão. Não pode alterar os valores da maioria dos campos porque os campos não estão disponíveis. Contudo, as funções acedidas a partir da barra de menus ou de ferramentas da sessão podem ser alteradas.