A maneira mais fácil de transferir arquivos entre o host e a estação de trabalho é por meio de listas de transferência de arquivos. As listas de transferência de arquivos são listas ou arquivos ou diretórios de arquivos que você pode receber ou enviar para uma máquina host. Você pode utilizar listas que são parte de sua configuração de sessão atual ou salvas separadamente como um arquivo.
As listas de transferência de arquivos podem simplificar muito seu trabalho quando for necessário transferir vários arquivos ou executar uma transferência repetitivamente. Além disso, quando você salva uma lista de transferência de arquivos como um arquivo, pode utilizá-la com várias sessões e compartilhá-la facilmente com colaboradores. As listas de transferência de arquivos estão disponíveis para sessões configuradas para utilizar Host File Transfer ou FTP/sftp.
O Host On-Demand fornece cinco mapas para transferir arquivos entre um cliente e um host:
Transferência de Arquivos do Host
FTP (File Transfer Protocol)
SSH File Transfer Protocol (sftp)
Sessão de Host Configurada para Utilizar FTP
Sessão de Host Configurada para Utilizar sftp
O Host File Transfer permite transferir arquivos entre sua estação de trabalho e o host zSeries ou iSeries.
O host zSeries deve estar executando MVS/TSO, VM/CMS ou MVS/CICS. A transferência de arquivos utiliza o programa IND$FILE (SBCS) ou APVUFILE (DBCS).
O host iSeries deve estar executando o IFS (Integrated File System) no OS/400 V3R7 ou posterior. Não é requerido nenhum software adicional.
A transferência de arquivos funcionará somente se a tela do sistema host tiver uma linha de comandos disponível. Consulte o guia Planejando, Instalando e Configurando o On-Demand para obter detalhes.
Você pode transferir um único arquivo ou uma lista de arquivos e pode salvar a lista várias vezes. Também pode modificar e excluir listas. A mesma interface é utilizada em todos os casos, exceto que, para o OS/400, existe um botão que permite procurar o IFS.
Para transferir arquivos utilizando o Host File Transfer, execute as seguintes etapas:
Para obter dicas de resolução de problemas sobre Transferência de Arquivos do Host e plataformas iSeries, consulte a lista de verificação de resolução de problemas da Transferência de Arquivos do Host.
Para a transferência de arquivos 5250 no Netscape 4.x, não é possível se conectar a um host V5R1 iSeries que possua o suporte a senhas longas ativado. O Netscape 4.x JVM não implementa as APIs requeridas para a criptografia de senhas longas. Você pode utilizar um navegador diferente ou instalar o Java 2 plug-in do Netscape 4.x.
Para melhorar a eficiência da procura de arquivos do iSeries na biblioteca do QSYS, o Host On-Demand lista apenas os arquivos que podem ser transferidos sob o sistema de arquivos da biblioteca do QSYS. Isto pode alterar a sua lista de arquivos quando você navega no sistema de arquivos do QSYS. O Host On-Demand lista:
*.LIB
como diretórios na biblioteca do QSYS.*.FILE
como arquivos na biblioteca do QSYS.*.FILE
como diretórios em qualquer outra biblioteca.Como a Transferência de Arquivos do Host compartilha o soquete TCP/IP da sessão de vídeo, a transferência de arquivos possui o mesmo nível de segurança que a própria sessão de vídeo. Portanto, para fornecer segurança para a Transferência de Arquivos do Host, é necessário configurar a sessão de vídeo para TLS ou SSL.
Com o FTP você pode transferir, excluir ou renomear um único arquivo ou diretório ou vários arquivos ou diretórios a partir do sistema de arquivos local ou do sistema de arquivos remoto.
Você pode transferir arquivos ou diretórios entre sua estação de trabalho e qualquer sistema host em execução em um servidor FTP. O Host On-Demand implementa a funcionalidade do cliente especificada por File Transfer Protocol (FTP, IETF RFC0949), que é o protocolo padrão para a transferência de arquivos para e a partir de máquinas remotas executando servidores FTP.
Você pode configurar sessões 3270, 5250 e VT para utilizarem o cliente FTP como o tipo de transferência de arquivos padrão, em vez
da Transferência de Arquivos do Host. A sessão FTP é iniciada em uma
janela do navegador separada da sessão host. A interface do cliente FTP é a mesma em todos os casos.
Para transferir arquivos utilizando o FTP, execute as seguintes etapas:
O FTP utiliza um soquete TCP/IP diferente da sessão de vídeo. Portanto, para fornecer segurança para o FTP, é necessário configurar a sessão FTP para utilizar TLS ou SSL.
Você pode transferir arquivos ou diretórios entre sua estação de trabalho e um sistema host executando um servidor sftp. Muitos servidores SSH também contêm a função do servidor sftp.
Apenas o modo de transferência binário é suportado.
Você pode configurar sessões de Exibição VT para utilizar o cliente sftp como o tipo de transferência de arquivos padrão, em vez de FTP. A sessão sftp é iniciada em uma janela de navegador separada da sessão do host.
Você pode transferir, excluir ou renomear um único arquivo ou diretório ou múltiplos arquivos ou diretórios do sistema de arquivos local ou do sistema de arquivos remoto.
Para transferir arquivos utilizando sftp, execute as seguintes etapas:
O Sftp utiliza um soquete TCP/IP diferente da sessão de vídeo. No entanto, o soquete que é utilizado para sftp não é um soquete seguro (um soquete seguro seria, por exemplo, um soquete que está configurado para utilizar SSL ou TLS). Em vez disso, o SSH File Transfer Protocol fornece segurança sobre um soquete não seguro.
Para transferir arquivos utilizando uma sessão do host configurada para utilizar FTP, execute as seguintes etapas:
Para obter informações sobre definições, requisitos e segurança do host, consulte o tópicoFTP (File Transfer Protocol).
Para transferir arquivos utilizando uma sessão de host configurada para utilizar sftp, execute as seguintes etapas:
Para obter informações sobre definições, requisitos e segurança do host, consulte o tópico sftp (SSH File Transfer Protocol).
Tópicos relacionados: