Information Center

Visão Geral de Clientes FTP e sftp

Cliente FTP
Cliente sftp

FTP e sftp são dois tipos diferentes de clientes que fornecem uma forma de transferência de arquivos.

Cliente FTP

FTP (File Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a transferência de arquivos para e a partir de máquinas remotas que estão executando servidores FTP. O cliente FTP permite fazer upload e download de arquivos e diretórios e navegação de diretórios de sistemas de arquivos locais e remotos.

Você pode utilizar o cliente FTP de duas maneiras:

Quando você configura uma sessão FTP independente, um ícone de sessão FTP é incluído na janela do Cliente Host On-Demand e é iniciado da mesma forma que inicia outras sessões. Quando você configura uma sessão de 3270, 5250 ou de VT para utilizar FTP como o tipo de transferência de arquivos padrão, a sessão de FTP é iniciada em uma janela separada do navegador. Após iniciar, a sessão FTP é exibida na área Ativar Sessões da janela do Cliente Host On-Demand indicando o status de conexão atual.

O cliente FTP fornece acesso aos servidores FTP da internet através de um firewall. Quando o cliente FTP dentro de um firewall detecta que o servidor FTP está fora do firewall, o modo passivo (PASV) é automaticamente ativado, o que permite ao cliente FTP acessar o servidor FTP através do firewall.

O cliente FTP não substitui a função Transferência de Arquivos do Host existente. Consulte Visão geral da transferência de arquivos para obter mais informações sobre as diferenças entre a Transferência de Arquivos FTP e a Transferência de Arquivos do Host.

Transferência de Arquivos Segura

O cliente FTP fornece transferência de arquivos segura baseada em TLS e em SSL. O cliente FTP suporta a segurança explícita (comando AUTH). Para ativar a transferência de arquivos segura, selecione o protocolo TLS ou SSL na janela de propriedades Conexão de FTP. Você pode configurar o suporte TLS ou SSL na janela TLS/SSL.

O cliente FTP utiliza o comando EPSV de RFC 2428, Extensões FTP para IPv6 e NATs, quando o Modo de Conexão de Dados é Automático. O modo de conexão de dados EPSV fornece melhor suporte para firewalls NAT (Network Address Translation). O suporte FTP seguro do Host On-Demand é baseado no rascunho RFC de FTP seguro utilizando TLS em www.ietf.org.

Suporte aos Proxies Socks e HTTP

O cliente FTP suporta servidores proxy Socks (Versões 4 e 5) e servidores proxy HTTP. Os clientes FTP podem utilizar um servidor proxy para acessar de forma transparente sistemas host que estão atrás de um firewall. As definições do servidor Proxy podem ser especificadas sessão-a-sessão ou através do navegador da Web. A janela Servidor Proxy nas propriedades da sessão FTP permite configurar as propriedades do servidor proxy para uma sessão FTP.


Ao utilizar o FTP através de um Proxy HTTP, esteja ciente de que alguns proxies HTTP incluem, agora, um parâmetro de configuração denominado AllowCONNECT. Esse parâmetro lista as portas, através das quais o Proxy HTTP permite conexões de saída quando o comando HTTP CONNECT é recebido. Quando você utiliza o FTP através de um Proxy HTTP, o processo de FTP utiliza o modo passivo. No modo passivo, após a conexão inicial do FTP, o processo de FTP recebe um número da porta do servidor FTP. O servidor FTP deseja que o cliente utilize esse número da porta ao estabelecer uma segunda conexão, a conexão de dados, ao servidor FTP. Se esse número da porta não está na lista de portas de AllowCONNECT na configuração do Proxy HTTP, então o proxy não permite o estabelecimento da segunda conexão com o servidor FTP. Alguns dos servidores FTP, como parte de suas configurações, permitem que as portas retornadas ao cliente sejam restritas a um determinado intervalo. Neste caso, você deve adicionar todos os números de porta dentro do intervalo na diretriz AllowCONNECT HTTP Proxy para a sessão de FTP conectar-se por meio do Proxy HTTP.

Internacionalização de FTP (suporte RFC 2640)

O cliente FTP implementa o RFC 2640, que aborda a Internacionalização (I18n) do File Transfer Protocol para suportar vários conjuntos de caracteres e idiomas. O RFC 2640 aperfeiçoa as capacidades do File Transfer Protocol removendo as restrições de 7 bits em nomes de caminhos utilizados em respostas de comandos de clientes e do servidor e define um novo comando para negociações de idiomas. O RFC recomenda a utilização do formato de codificação UTF-8. O UTF-8 é um UTF (Transformation Format) UCS (Universal Character Set ISO/IEC 10646 [ISO-10646]). Uma codificação de arquivos segura que impede a utilização de valores de bytes que possuem significados especiais durante a análise das cadeias de caracteres do nome do caminho.

O RFC também define um novo comando, LANG, que negocia um idioma para mensagens de erro e saudações trocadas entre clientes e servidores FTP. Depois que o servidor e o cliente FTP negociaram um idioma com êxito, o servidor deverá retornar mensagens do servidor e textos de resposta de comandos no idioma negociado e codificado em UTF-8. O comando LANG afeta apenas as saudações e os textos de resposta de comandos. Qualquer saudação e texto de resposta de comandos antes da negociação de idioma do servidor e do cliente FTP aparecem no idioma padrão do servidor. Se o servidor FTP não suportar o comando LANG ou o idioma que estiver sendo negociado pelo cliente FTP, as saudações e respostas do servidor aparecerão no idioma inglês dos Estados Unidos ASCII. Se o servidor FTP não suportar nomes de caminhos codificados em UTF-8, os mesmos serão codificados em 7 bits ASCII.

O formato de codificação UTF-8 se aplica apenas aos nomes de caminhos, não ao conteúdo de um arquivo. O esquema de codificação de um arquivo depende do sistema operacional local.


Notas e Limitações:

Cliente sftp

O cliente sftp utiliza o File Transfer Protocol de SSH (Secure Shell) para fornecer transferência de arquivos segura sobre uma rede não segura (tal como uma rede TCP/IP).

Para o sftp, o Host On-Demand suporta apenas o modo de transferência binário. O Host On-Demand não suporta o modo de transferência de caracteres.

Você pode utilizar o cliente sftp de duas formas:

O cliente sftp não substitui a função de Transferência de Arquivos do Host existente. Consulte Visão Geral de Transferência de Arquivos para obter mais informações sobre as diferenças entre a Transferência de Arquivos FTP, sftp e a Transferência de Arquivos do Host.

Tópicos Relacionados

  • Janela da sessão cliente FTP
  • Suporte ao servidor proxy
  • Configuração do SSH