Guia de Resolução de Problemas

Índice

Lista de Verificação de Resolução de Problemas do Cliente em Cache e de Download

  1. Conclua a Lista de Verificação Principal.
  2. Conclua a Lista de Verificação para Navegadores Java 1.
  3. Conclua a Lista de Verificação para Navegadores Java 2.
  4. Verifique a Lista de Verificação do Servidor da Web.
  5. A Instalação do Cliente em Cache Falhou ao Utilizar o Navegador Mozilla?
  6. Você Está Tendo Problemas Utilizando a Combinação de Teclas Shift-Reload para Recarregar o Arquivo HTML do Host On-Demand?

  1. Conclua a Lista de Verificação Principal.

    1. Utilize a função Remover Cliente Armazenado em Cache sob Utilidades na página da Web HODMain.html para remover o Cliente armazenado em cache ou o Cliente administrador, em seguida, tente fazer download do cliente novamente.
    2. Você responde Sim para confiar no conteúdo da International Business Machines?
    3. Verifique se um programa que desativa mensagens pop-up foi instalado na máquina do cliente, ou se o navegador da Web foi configurado para desativar mensagens pop-up. O Host On-Demand emite mensagens pop-up, portanto, a desativação de pop-ups pode causar a interrupção no processamento do Host On-Demand.
    4. O download do cliente é interrompido durante a detecção de Java? Se isso ocorrer, verifique se o cliente possui Java 1 ou Java 2 instalado, dependendo de como configura sua sessão. Consulte as listas de verificação de Java 1 e Java 2 para obter informações adicionais.
    5. Você está obtendo um erro de segmentação ao tentar ativar o applet do Host On-Demand utilizando um navegador Netscape 4.x em uma máquina Linux com o kernel 2.4? Se isso ocorrer, faça upgrade do navegador para Netscape 7.x ou Mozilla no Linux com um JRE Java 2.

    6. Você está obtendo uma página em branco ao tentar fazer download do cliente? Se isso ocorrer, procure por uma exceção WVolatileImage no Java Console. Se você tiver essa exceção no dump da pilha, inclua o seguinte comando na linha de comandos do JRE:

      -Dsun.java2d.noddraw=true

    7. Você encontrou um painel de Segurança Java em branco ao tentar fazer download do cliente Host On-Demand em uma máquina Linux e obter um código >java.lang.InternalError: exceção não implementadano Java Console? Se isso ocorrer, tente alterar a resolução de tela e/ou a intensidade de cores utilizadas pelo Sistema Windows X11.
    8. Verifique a estação de trabalho do cliente para garantir que há espaço suficiente no disco da estação de trabalho para armazenar o cliente de download ou em cache. Consulte a documentação de seu sistema operacional para obter informações adicionais.
    9. Se você estiver utilizando o servidor de configuração, verifique se a porta 8999 está aberta do cliente para a máquina do Service Manager através da rede e de todos os firewalls entre eles. Consulte a documentação de seu firewall para obter informações adicionais.
    10. Certifique-se de que o navegador tenha Java Scripting ativado e que o firewall não bloqueie Java scripts, incluindo todos os softwares de firewall no computador cliente local. Da mesma forma, verifique se os programas de anti-vírus não estão bloqueando o processo de Java Script. Os clientes Host On-Demand utilizam scripts Java.

      Por exemplo, no Internet Explorer, Selecione Tools > Internet Options e clique na guia Segurança. Para o campo de zona de conteúdo da Web, selecione Internet se o sistema Host On-Demand for acessado através da Internet, caso contrário, selecione a Intranet local. Em seguida, clique no botão Nível Personalizado e ative as opções de Script.

    11. Se você estiver utilizando um servidor portal para servir o código do cliente Host On-Demand, mas o cliente não concluiu o download, por exemplo, você recebe uma tela de dados parcialmente concluída, verifique o código base do Host On-Demand para certificar-se de que o mesmo está configurado para o código do Host On-Demand implementado no servidor portal. Se o código base não estiver correto, o código cliente não será transferido por download corretamente.
  2. Conclua a Lista de Verificação para Navegadores Java 1.

    1. Verifique o nível de JVM do navegador Internet Explorer do cliente para certificar-se de que o mesmo está em um nível suportado. Você deve ter o JVM nível 3165 ou posterior instalado, para usar o Internet Explorer com o Host On-Demand V6 ou posterior. Para determinar qual nível de JVM está atualmente instalado, você pode visualizar o Java Console do Internet Explorer, selecionando Visualizar > Java Console, se tiver ativado a exibição do Java Console.

      Para ativar a exibição do Java Console:

      • Selecione as opções Ferramentas > Internet.
      • Na guia Avançado, sob Microsoft VM, selecione Java Console ativado.
      • Clique em 'OK' para salvar as alterações.
      • Encerre e reinicie o Windows.

      Se for necessário atualizar a JVM, você poderá:

      • Fazer download de uma JVM atualizada para a versão instalada do Internet Explorer da Microsoft.
      • Instalar um dos níveis suportados de Internet Explorer (4.01 com SP1, 5.0 e 5.01), escolha Instalação Personalizada e selecione Atualizar JVM.
      Selecionar uma Instalação Típica do Internet Explorer Não Atualiza o Nível de uma JVM Pré-instalada.
    2. Utilize CTRL-F5 ou clique em Atualizar, enquanto mantém pressionada a tecla Shift para forçar o Internet Explorer a recarregar a página. Clique no botão Recarregar, enquanto mantém pressionada a tecla shift para forçar o Netscape a recarregar a página.
    3. Verifique as definições do servidor proxy no navegador. Certifique-se de que o navegador está utilizando um servidor proxy válido.

      Para o Netscape:

      1. Selecione Editar > Preferências no menu principal.
      2. Clique em Avançada.
      3. Clique em Proxies. Confirme se as informações estão corretas ou edite as informações.
      4. Clique em OK ao terminar.

      Para o Internet Explorer:

      1. Selecione Ferramentas > Preferências da Internet no menu principal.
      2. Clique na guia Conexões para visualizar informações da conexão.
      3. Clique em Definições da LAN. Confirme se as informações estão corretas ou edite as informações.
      4. Clique em OK ao terminar.
    4. Se estiver tendo dificuldades para carregar um cliente Host On-Demand utilizando o navegador Internet Explorer, tente as seguintes etapas.
      Nota: As etapas a seguir não exigem que você esteja conectado à Internet. O objetivo dessas etapas é redefinir o Internet Explorer e permitir que o cliente Host On-Demand seja carregado.
      1. Limpe o cache do navegador. Para Java 1, na Barra de Ferramentas do Internet Explorer, selecione Ferramentas > Opções da Internet e, em seguida, selecione Excluir arquivos. Certifique-se de marcar 'todo conteúdo off-line'.
      2. Na mesma janela Opções da Internet, selecione Configurações, em seguida, aponte para Visualizar objetos e certifique-se de que não haja nenhum objeto do Host On-Demand instalado. Esses objetos teriam nomes como 'Host On-Demand 4.0'.
      3. Na mesma janela Opções da Internet, selecione Conteúdo e, em seguida, aponte para Publicadores. Exclua International Business Machines da lista de publicadores confiáveis.
      4. Na mesma janela Opções da Internet, selecione Avançado, em seguida, selecione Restaurar Padrões. Clique em Aplicar e, em seguida, em OK.
      5. Ative o Java Console do Internet Explorer. Na mesma janela Opções da Internet, clique em Avançado.
        1. Role até a seção Microsoft VM e clique nas três caixas de opções desta seção. Selecione as três opções a seguir:
          • Java Console Ativado
          • Compilador JIT para Virtual Machine Ativado
          • Login Java Ativado
        2. Clique em Aplicar.
      6. Verifique as definições de proxy do navegador:
        1. Escolha a página Propriedades das conexões.
        2. Se Utilizar um Servidor Proxy estiver marcado, registre os valores definidos para o servidor proxy neste painel.
        3. Selecione Avançado.
        4. No painel Definições de Proxy, registre os valores (se houver algum) para o endereço proxy que está sendo utilizado para cada um dos proxies listados.
        5. Clique sobre OK.
        6. Clique sobre OK.
        7. Clique em OK.
      7. Na barra de ferramentas do Internet Explorer, selecione Ajuda e, em seguida, selecione Sobre o Internet Explorer. Qual versão do IE você está utilizando? Registre essas informações para utilização futura.
      8. Saia do Internet Explorer e selecione Meu Computador em seu desktop
      9. Clique com o botão direito do mouse em sua unidade de disco rígido e certifique-se de que haja espaço suficiente para o cliente em sua unidade de disco rígido (5 MB devem ser suficientes). Clique em Arquivo File > Propriedades para determinar a quantidade de espaço em disco disponível.
      10. Utilize o utilitário Remover Cliente Armazenado em Cache da página HODMain.html, em seguida, exclua todos arquivos remanescentes parcialmente instalados dos clientes Host On-Demand Versão 5, 6, 7, 8 ou 9, como os seguintes:
        • HODDATA
        • HODCC*
        • HOD_CCR.*
        • hodprint.*
        Nota: A exclusão desses arquivos removerá suas preferências de usuário e todas as macros gravadas.
        Nota: Para descobrir se esses arquivos existem em sua estação de trabalho, vá para o menu Iniciar, selecione Pesquisar, selecione Arquivos ou Pastas, digite o nome do arquivo/pasta que deseja pesquisar na caixa Nome, selecione pesquisar todas suas unidades na caixa Consultar e, em seguida, clique em Localizar Agora.
      11. Vá para Iniciar, selecione Configurações e, em seguida, Painel de Controle. Clique em Adicionar ou remover programas e selecione Internet Explorer. Escolha a opção CORRIGIR. Saia do programa de controle e retorne ao desktop. Reinicialize a estação de trabalho.
        Nota: Essa opção pode não estar disponível se você estiver utilizando o Windows 2000 SP2. Verifique no Web site da Microsoft como corrigir o Internet Explorer quando estiver utilizando o Windows 2000.
    5. Pode ser que você queira verificar no Web site da Microsoft a Microsoft JVM mais recente e se for uma versão posterior àquela que está utilizando atualmente, instale-a. Tente a função "Windows Update" do Internet Explorer.

      Para exibir o Java Console e determinar o nível de Java que está executando atualmente, selecione Visualizar na Barra de Ferramentas do Internet Explorer, em seguida, aponte para o Java Console. A janela do Java Console é exibida. O nível são os últimos quatro dígitos, conforme exibido na primeira linha do Java Console. Por exemplo:

      Microsoft (R) VM para Java, 5.0 Release 5.0.0.3805

      Se você decidir fazer o upgrade do código em sua máquina, faça download da compilação do Web site da Microsoft e salve-o em sua estação de trabalho. Quando o download for concluído, feche o navegador, dê um clique duplo no arquivo transferido por download e siga as instruções para instalar a JVM. É preciso reiniciar sua estação de trabalho para concluir o processo de instalação

      Nota: Às vezes, a reinstalação do JVM mais recente resolve o problema, caso nenhuma outra alternativa tenha funcionado.

    Se estiver tendo dificuldades para carregar um cliente Host On-Demand utilizando um navegador Netscape 4.7x, tente seguir as etapas.

    Nota: Essas etapas não exigem que você esteja conectado à Internet. O objetivo dessas etapas é redefinir o Netscape Navigator e permitir que o cliente Host On-Demand seja carregado.
    1. Utilize o utilitário Remover Cliente Armazenado em Cache da página HODMain.html, em seguida, exclua todos arquivos remanescentes parcialmente instalados dos clientes Host On-Demand Versão 5, 6, 7, 8 ou 9, como os seguintes:
      • HODDATA
      • HODCC*
      • HOD_CCR.*
      • hodprint.*
      Nota: Para descobrir se esses arquivos existem em sua estação de trabalho, selecione cada uma de suas unidades de disco rígido listadas em Meu computador. Clique com o botão direito do mouse na unidade e selecione Pesquisar. Agora, procure todos os arquivos/pastas listados acima. Ao localizar um desses arquivos, exclua-o.
    2. Reinicie o navegador Netscape e pressione Shift+F9 ou Shift+Refresh depois de carregar o cliente.
    3. Exclua os arquivos temporários da Internet. Selecione Sair na barra de ferramentas, selecione Preferências, selecione Avançado e, em seguida, selecione Limpar Cache do Disco.
    4. Registre as definições de proxy com as quais configurou o navegador. Para fazer isso, selecione Editar na barra de ferramentas, selecione Preferências e, em seguida, selecione Avançado. Aponte para Proxies e registre as definições de proxy nesse painel. Se Configurações manuais de proxy estiver selecionado, então, selecione Visualizar. Grave todos os valores configurados nessa página.
    5. Se estiver utilizando o Netscape e não puder carregar nenhum dos applets cliente depois de carregar o HODAdmin.html, ou vice-versa, tente o seguinte:
      • Encerre e reinicie o navegador antes de carregar o arquivo HOD*.html.
      • Enquanto mantém a tecla Shift pressionada, clique em Recarregar no navegador para carregar o arquivo do cliente.
  3. Conclua a Lista de Verificação para Navegadores Java 2.

    1. Verifique a versão do plug-in Java 2 para certificar-se de que ele está em um nível suportado listado no guia Planejando, Instalando e Configurando o Host On-Demand ou o Leia-me. Se sua versão não for suportada, deverá fazer upgrade para uma versão mais recente do plug-in. Consulte para obter informações adicionais.
    2. Veja se você possui vários plug-ins Java 2.

      Você tem mais de um plug-in Java 2 instalado ao mesmo tempo em seu ambiente do sistema operacional Windows. Apesar de ser possível controlar qual nível de plug-in está ativo, recomendamos ter apenas um plug-in Java 2 instalado ao utilizar o cliente armazenado em cache Host On-Demand. Para descobrir qual plug-in está ativo, abra o Painel de Controle do Windows e dê um clique duplo no ícone Plug-in Java 2 no Painel de Controle. Geralmente, é possível controlar qual nível de Java 2 está ativo na guia Avançado, apesar do local poder variar com os diferentes níveis de Java 2.

      Apesar da maioria das configurações com vários plug-ins Java 2 funcionar, se você estiver tendo problemas com o cliente armazenado em cache do Host On-Demand e possuir vários plug-ins Java 2 instalados, siga estas etapas:

      1. Desinstale todos os plug-ins Java 2.
      2. Instale o plug-in Java 2 que deseja utilizar com o cliente armazenado em cache do Host On-Demand.
    3. Para clientes executando Java 2, ative o Painel de Controle do Plug-in Java, clique na guia cache e, em seguida, no botão Limpar para excluir os arquivos que foram armazenados em cache. Saia do Plug-in Java.
    4. Nota: A exclusão desses arquivos removerá suas preferências de usuário e todas as macros gravadas.

    5. Verifique se as Configurações de proxy settings no Painel de Controle do plug-in Java 2 são válidas.
    6. Verifique se possui um SDK instalado e se o caminho de classe está apontando para o local correto.
    7. O plug-in foi totalmente instalado? Tente instalar o plug-in novamente.
    8. Verifique o URL listado na janela do navegador para certificar-se de que a página Java 2 do Host On-Demandestá presente. O URL pode mostrar a página Java 1. Tente desinstalar todos os plug-ins Java e reinstale-os.
  4. Conclua a Lista de Verificação do Servidor da Web.

    1. Verifique os logs do servidor Web, para obter quaisquer mensagens emitidas durante o período de tempo de download. Consulte a documentação de seu servidor Web para obter informações adicionais.
    2. Verifique se o servidor da Web zSeries foi configurado corretamente para os arquivos do Host On-Demand. Por exemplo, os arquivos *.js e *.js devem ser definidos de forma que sejam servidos como ASCII no zSeries. Consulte a documentação do servidor Web para obter informações relativas a definição de arquivos. Da mesma forma, faça referência ao Host On-Demand Program Directory
    3. Verifique se todos os arquivos e diretórios sob o diretório .../hod/ têm permissões para leitura, gravação e execução. Por exemplo, no zSeries, você pode utilizar CHMOD filename 755 para definir as permissões corretas no arquivo filename. Verifique também o /HODDATA/ e seus subdiretórios quanto às permissões corretas de arquivos.
    4. Para o Servidor Microsoft IIS 6.0/ Win 2003, verifique se você ativou todos os tipos de MIME requeridos para os arquivos fornecidos com o Host On-Demand. Para identificar os tipos de arquivos que não possuem entradas MIME, reveja o arquivo de log do servidor Web. Qualquer erro do servidor Web de 404 3 indica o arquivo que não possui uma entrada MIME. O tipo de MIME deve ser adicionado como application/octet/stream.
    5. Se o cliente armazenado em cache Host On-Demand ou o cliente de download falhar em fazer download completo, de forma que apenas o gráfico do banner do Host On-Demand e uma área do desktop do Host On-Demand cinza e vazia (sem ícones da sessão) sejam exibidos, ou se uma mensagem de erro for exibida, como 'Arquivo transferido por download não corresponde à assinatura', então, a causa do problema poderá ser que o servidor está com seu tempo limite excedido e está interrompendo o download. Ou seja, porque os dados para download são grandes e porque o cliente pode estar lento, um valor de tempo limite no servidor associado ao download pode ter excedido, fazendo com que o servidor cancele o download. Se isso ocorrer, certifique-se de que os valores da configuração do servidor Web são grandes o suficiente para permitir que o cliente tenha tempo suficiente para fazer download pela rede. Sugerimos os seguintes valores de tempo limite como ponto de partida para servidores Web HTTP que estiverem utilizando o Host On-Demand. Talvez seja necessário ajustar esses valores, baseando-se na sua experiência e no ambiente de rede. Consulte a documentação do servidor Web para obter informações adicionais sobre como definir os valores do cronômetro.
      • Se você utilizar o IBM HTTP Web server no sistema operacional z/OS, tente os seguintes valores de tempo limite:
        InputTimeout: 10 minutos
        OutputTimeout: De 20 minutos a uma hora
        ScriptTimeout: 10 minutos
        PersistTimeout: 10 segundos

      • Se você utilizar o IBM HTTP Web server no sistema operacional Windows, tente os seguintes valores de tempo limite:
        Tempo-limite : 1200
        KeepAlive: Ativada
        KeepAliveTimeout: 40-60
    6. Verifique se os arquivos HTML criados estão no diretório de publicação do Host On-Demand (ou em um diretório de publicação de leitura/gravação alternativo).
  5. A Instalação do Cliente em Cache Falhou ao Utilizar o Navegador Mozilla?

    Com o navegador Mozilla, se nada acontecer ao tentar instalar o cliente armazenado em cache ou se falhar ao tentar instalar o cliente armazenado em cache, verifique a configuração do navegador. Certifique-se de que o Mozilla não está configurado para anular as janelas pop-up que aparecem na parte superior ou sob a janela Navegador. Essa definição evita que o cliente armazenado em cache do Host On-Demand seja instalado.

    Este local desta definição é exclusivo, dependendo da versão do Mozilla:

    Após a instalação do cliente armazenado em cache, é possível restaurar essa definição para anular as janelas pop-up. Mas se for necessário instalar todo o cliente armazenado em cache novamente, é necessário definir o Mozilla novamente, para que ele não anule as janelas pop-up.

    A definição para anular as janelas pop-up não impede as seguintes operações com o cliente armazenado em cache:

  6. Você Está Tendo Problemas Utilizando a Combinação de Teclas Shift-Reload para Recarregar o Arquivo HTML do Host On-Demand?

    Se você estiver utilizando o Netscape 4.7x com o cliente em cache, evite utilizar a combinação de teclas Shift-Recarregar para recarregar a página HTML do Host On-Demand. Se você utilizar essa combinação de teclas, o applet Host On-Demand não poderá ser carregado e você deverá reiniciar seu navegador. Feche o seu navegador, reinicie-o e aponte-o para o servidor Host On-Demand para continuar.

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