Guia de Resolução de Problemas

Índice

Lista de Verificação para a Resolução de Problemas do Cliente

  1. Você Procurou por Technotes no Web Site do IBM WebSphere Host On-Demand?
  2. O Cliente de Download, Armazenado em Cache ou Web Start Falhou ao Fazer o Download?
  3. Você Foi Avisado com uma Mensagem Inesperada a Respeito de um Plug-in?
  4. O Cliente Recebeu um Aviso Inesperado de Login do Host On-Demand?
  5. Os Applets Java do Host On-Demand Falharam com um Erro java.net.NoRouteToHostException: No route to host: connect ?
  6. Você Pode Inserir seu ID de Usuário ou Senha no Painel de Login do Cliente?
  7. Seu Cursor Desapareceu do Campo ID do Usuário na Janela de Login do FTP?
  8. O Cliente Fez Download Lentamente?
  9. Você Recebeu um Erro de Revogação On-line do Servidor?
  10. O Desktop do Host On-Demand Aparece Muito Lentamente?
  11. Não É Possível Digitar Sua Senha ao Ativar o Desktop do Host On-Demand?
  12. Você Está Aguardando Muito Tempo para o Cliente Armazenado em Cache para Fazer Download no OS/2?
  13. Suas Sessões Não Aparecem Quando Você Ativa o Desktop do Host On-Demand?
  14. Você Recebeu um Erro Utilizando o Gerenciador de Perfil de Usuário nos Navegadores Netscape com Cliente Instalado Localmente?
  15. Efetuar Logons e Logoffs Repetidos nos Clientes Host On-Demand Utilizando o Netscape Fazem com que os Clientes Host On-Demand Funcionem Incorretamente?
  16. Você Está Executando Várias Sessões do Emulador ao Utilizar os Sistemas Operacionais Netscape e Windows 98?
  17. Você Está Tendo Problemas para Salvar Alterações de Configuração da Sessão?
  18. Você Recebeu uma Mensagem LOG0001?
  19. O FTP SSH ou a Sessão VT Falham ao Serem Iniciados?
  20. Você Teve Problemas Enquanto o Teclado Numérico IME Sobrepunha-se a uma Janela de Sessão (DBCS)?
  21. Redimensionar Seu Navegador Netscape 4.x em um Cliente Linux Fez com que Você Efetuasse Logoff do HODAdmin?
  22. Existem Exceções no Java Console Depois de Recarregar a Tela Utilizando o Netscape Versão 6?
  23. O Host On-Demand Parou de Funcionar Depois de Instalar o WebSphere Studio Application Developer - Integrated Edition?
  24. O Cliente Armazenado em Cache Não Pôde Ser Compartilhado Depois de Utilizar Caracteres DBCS no Parâmetro HTML SharedCachedDirectory?
  25. Você Encontrou uma Tela Cinza ao Clicar na Tarefa Usuários/Grupos no Cliente de Administração Armazenado em Cache?
  26. Você Verificou Se a Porta Está Aberta?
  27. Você Fez um Registro de Rastreio no Caso de Precisar Entrar em Contato o IBM Host On-Demand Support Team?

  1. Você Procurou por Technotes no Web Site do IBM WebSphere Host On-Demand?
  2. Para encontrar technotes que descrevem problemas conhecidos, vá para a página de Suporte do Host On-Demand no seguinte URL e clique no link technotes:

    http://www.ibm.com/software/webservers/hostondemand/support.html

  3. O Cliente de Download, Armazenado em Cache ou Web Start Falhou ao Fazer o Download?

    1. Consulte a Lista de Verificação de Resolução de Problemas do Cliente de Download e Armazenados em Cache.
    2. Consulte a Lista de Verificação de Resolução de Problemas do Cliente Web Start .
  4. Você Foi Avisado com uma Mensagem Inesperada a Respeito de um Plug-in?

    Se você estiver executando os navegadores Netscape 7.x e o JRE IBM Win32 1.4.0, será solicitado que você faça download de um plug-in ao tentar conectar-se. Para evitar isso, faça upgrade para a V1.4.1.

  5. O Cliente Recebeu um Aviso Inesperado de Login do Host On-Demand?

    Ao utilizar os modelos baseados em HTML ou Combinados, o cliente Host On-Demand padroniza para solicitar um ID do usuário e senha do Host On-Demand se os arquivos do Assistente de Implementação não são recebidos do servidor Web ou se não são recebidos no formato esperado.

    1. Verifique se todos os arquivos HTML e todos os arquivos /HODData/*.* estão carregados no servidor. Os arquivos HTML devem estar no diretório de publicação e o diretório /HODData/ deve estar localizado sob o diretório de publicação do Host On-Demand.
    2. Certifique-se de que o /HODData e seus nomes de arquivos HTML estão soletrados corretamente e possuem os caracteres maiúsculos e minúsculos corretos no nome.
    3. Para zSeries (S/390 ou zOS), verifique o seguinte:
      1. Verifique se todos os arquivos HTML possuem .ascii anexados ao nome. (*.html.ascii)
      2. Verifique se todos os arquivos TXT no diretório /HODData/yourhtmlname possuem .ascii anexados a eles.
      3. Verifique se os arquivos no subdiretório HODData/yourhtmlname/*.* possuem permissões de leitura, gravação e execução (também conhecidas como 755).
      4. Verifique se todos os arquivos estão transferidos por upload como arquivos binários ao servidor Web.
      5. Verifique todas as diretrizes do servidor Web que podem causar o redirecionamento ou download incorreto do pedido do cliente Host On-Demand.
  6. Os Applets Java do Host On-Demand Falharam com um Erro java.net.NoRouteToHostException: No route to host: connect ?

    Quando o Microsoft IPv6 Developer Edition estiver instalado no Windows XP, todos os applets Java do Host On-Demand falharão com um erro java.net.NoRouteToHostException: No route to host: connect . Isso ocorre mesmo que o protocolo esteja desativado.

    Para corrigir esse problema, tente um dos seguintes:

  7. Você Não Consegue Digitar Seu ID do Usuário e Sua Senha do Host On-Demand na Tela de Login de Clientes?

    Se não for possível inserir IDs de usuários e senhas no painel de login do cliente Host On-Demand, tente utilizar o plug-in IBM JRE versão 1.3 (ou em uma versão nova do plug-in) ou clicar fora do campo no desktop e, em seguida, novamente no campo.

  8. Seu Cursor Desapareceu do Campo ID do Usuário na Janela de Login do FTP?
  9. Ao efetuar logon em sessões do FTP, o cursor pode não aparecer no campo ID do usuário e pode não ser possível guiar para ele utilizando o teclado. Se isso ocorrer, tente fazer upgrade para um JRE mais recente.

  10. O Cliente Fez Download Lentamente?
    1. Verifique se outro tráfego da rede também está lento.
    2. Verifique se o download de outras páginas também não está lento. Tente fazer download de um arquivo HTML que não seja do Host On-Demand para ver se o problema é um problema do servidor Web. Se for um problema do servidor Web, consulte a documentação do servidor Web para obter informações adicionais.
    3. Verifique se a porta 8999 está ativa caso você esteja utilizando o gerenciador de serviços para gerenciar configurações do usuário. O cliente pode estar tentando conectar novamente ao Service Manager utilizando recursos do processador e, portanto, reduzindo a velocidade de qualquer download. Se a porta não estiver ativa, ative-a. Consulte a documentação do sistema operacional do servidor para obter informações adicionais relativas a portas. Revise essas informações da porta.
    4. Se esta for uma conexão dial-up, você poderá utilizar o Assistente para Implementação do Host On-Demand para criar um cliente de Download ou armazenado em cache menor, apenas com os recursos que seus usuários finais precisam utilizar.
    5. Verifique os logs do servidor Web para procurar erros.

  11. Você Recebeu um Erro de Revogação On-line do Servidor?

    Você poderá ver um aviso de segurança com a seguinte mensagem de erro ao instalar o cliente armazenado em cache Host On-Demand utilizando o Internet Explorer:

    Erro ao acessar o servidor de anulação on-line. 

    Essa mensagem de erro ocorre quando a opção Anulação de Certificado é selecionada no Internet Explorer. Você não poderá se conectar ao servidor para verificar se o servidor não foi anulado. Para evitar que essa mensagem apareça, desative a opção, selecionando Opções de Internet Opções > Avançado > Segurança e desmarcando "Verificar Anulação do Certificado do Publicador".

  12. O Desktop do Host On-Demand Aparece Muito Lentamente?

    Quando há 20 ou mais sessões definidas, às vezes, o desktop do Host On-Demand pode aparecer muito lentamente. O problema pode ser causado pelo tempo gasto para processar o grande número de sessões definidas. Para evitar o atraso, utilizando o modelo baseado em HTML, tente as etapas a seguir:

    1. Divida as sessões comumente utilizadas em grupos menores, separados, com um grupo por arquivo HTML, de acordo com os requisitos dos usuários. Isso reduz o tempo de carregamento. Se a maioria das sessões é aleatoriamente necessária, vá para a próxima etapa.
    2. Agrupe as sessões principais em um arquivo HTML, incluindo uma ou duas sessões adicionais que não possuem o sistema host de destino definido ( em propriedades). Isso permite aos usuários individuais definir os sistemas de destino, utilizando a caixa de diálogo Propriedades. Utilizando esse método, o Host On-Demand lembra da sessão, mas um usuário pode alterar a sessão a qualquer momento.

  13. Não É Possível Digitar Sua Senha ao Ativar o Desktop do Host On-Demand?

    Se você não consegue digitar sua senha ao ativar o desktop do Host On-Demand a partir de um navegador Netscape baseado no Mozilla, tente fazer upgrade do JRE para uma versão mais recente.

  14. Você Está Aguardando Muito Tempo para o Cliente Armazenado em Cache para Fazer Download no OS/2?

    Ao utilizar o cliente armazenado em cache no OS/2 com Netscape Communicator V4.61, você deverá esperar o aviso de conclusão do download antes de reiniciar o navegador. Pode levar alguns minutos para que você receba o aviso, no entanto, isso permite que o cliente em cache conclua completamente quaisquer alterações.

  15. Suas Sessões Não Aparecem Quando Você Ativa o Desktop do Host On-Demand?

    Se você estiver utilizando o Windows Terminal Server e/ou tiver uma resolução de vídeo baixa, uma NullPointerException pode ser lançada pelo arquivo de classe WVolatileImage, pode ser visto no Java Console. Quando isso ocorre, o usuário não recebe suas sessões configuradas. Você pode evitar isto definindo uma resolução de vídeo maior ou utilizando o plug-in IBM 1.4. Se a página HTML tiver sido criada para o modelo com base no servidor de configuração, você pode evitar isto incluindo o parâmetro <PARAM NAME=Bookmarking VALUE=false>.

  16. Você Recebeu um Erro Utilizando o Gerenciador de Perfil de Usuário nos Navegadores Netscape com Cliente Instalado Localmente?

    Se você receber o seguinte erro ao utilizar o Gerenciador de perfil de Usuário nos navegadores Netscape enquanto carregar o Cliente instalado localmente a partir do menu Iniciar,

    Não é possível localizar o arquivo C:\hostondemand\HOD_en.html (ou um de seus componentes). Certifique-se de que o caminho e
    o nome do arquivo estejam corretos e que todas as bibliotecas requeridas estejam disponíveis.
    clique em OK e o Cliente instalado localmente será carregado no navegador.

  17. Efetuar Logons e Logoffs Repetidos nos Clientes Host On-Demand Utilizando o Netscape Fazem com que os Clientes Host On-Demand Funcionem Incorretamente?

    Efetuar logon e logoff repetitivamente em qualquer um dos Clientes do Host On-Demand sem reiniciar o navegador Netscape pode fazer o navegador remover arquivos do cache que são necessários para o funcionamento adequado dos clientes. O navegador remove arquivos para reduzir o cache. Reinicie o navegador após efetuar logoff e antes de efetuar logon em qualquer um dos Clientes do Host On-Demand ao usar o Netscape, para evitar problemas com os clientes.

  18. Você Está Executando Várias Sessões do Emulador ao Utilizar o Netscape e o Windows 98?

    Você pode iniciar um mínimo de 10 a 12 sessões do Host On-Demand neste ambiente.

  19. Você Está Tendo Problemas para Salvar Alterações de Configuração da Sessão?

    Ao utilizar uma sessão Host On-Demand, você pode salvar as alterações de configuração da sessão, como tamanho da tela e cores, das duas maneiras a seguir:

  20. Você Recebeu uma Mensagem LOG0001?
    1. Um LOG0001 pode ser causado por um problema na máquina do cliente. Verifique erros ou exceções de Java no Java Console, erros de TCP/IP na rede que está alcançando a máquina do Service Manager ou provocados por uma mistura de clientes de download/em cache do Host On-Demand. Utilize HODRemove.html para remover o cliente em cache.
    2. Um LOG0001 também pode ser causado por um problema na máquina do Host On-Demand Service Manager. Verifique se houve um abend do sistema, tarefa em looping, tarefas interrompidas, abends de Java, verifique as mensagens de erro no NCoDServices.RAS.TXT.
    3. Se não houver nenhuma mensagem e o cliente estiver aparentemente conectado, verifique se todas as portas do servidor da Web, do Host On-Demand e do Telnet estão ativas (principalmente a porta 8999). Revise essas informações da porta.
  21. O FTP SSH ou a Sessão VT Falharam ao Serem Iniciados?

    Se o FTP SSH ou a sessão VT falharem ao serem iniciados e você receber uma java.lang.IllegalStateException: zip file closed , tente fazer upgrade do JRE. Você pode também tentar desativar a função armazenada em cache do Painel de Controle do plug-in Java.

  22. Você Teve Problemas Enquanto o Teclado Numérico IME Sobrepunha-se a uma Janela de Sessão (DBCS)?

    Se o teclado numérico IME sobrepuser uma janela de sessão do Host On-Demand, podem ocorrer resultados incorretos, quando você clicar o mouse no teclado numérico.

  23. Redimensionar seu Navegador Netscape 4.x em um Cliente Linux fez com que Você Efetuasse Logoff do HODAdmin?

    Com o Netscape 4.x em um cliente Linux, pode não ser possível redimensionar a janela Administração quando estiver configurando o Host On-Demand. Se você redimensionar a janela Administração, você poderá efetuar logoff do servidor Host On-Demand ou verá a seguinte mensagem no navegador:

    Seu navegador não tem suporte a JavaScript ou o suporte não está ativado.
    Tente fazer o upgrade de seu navegador.

  24. Existem Exceções no Java Console Depois de Recarregar a Tela Utilizando o Netscape Versão 6?

    Ao carregar uma sessão através da atualização da tela do navegador ou utilizando Ação > Atualizar no Netscape 6, encontrará as seguintes exceções no Java Console. Você pode ignorar as exceções.

    Exceção ocorrida durante a distribuição de eventos:
    java.lang.NullPointerException: null pData
        at sun.awt.windows.WInputMethod.handleNativeIMEEvent(Native Method)
        at sun.awt.windows.WInputMethod.dispatchEvent(Unknown Source)
        at sun.awt.im.InputContext.dispatchEvent(Unknown Source)
        at sun.awt.im.InputMethodContext.dispatchEvent(Unknown Source)
        at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Unknown Source)
        at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source)
        at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source)
        at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEvent(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)
        at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source) 
  25. O Host On-Demand Parou de Funcionar Depois de Instalar o WebSphere Studio Application Developer - Integrated Edition?

    Durante a instalação do WSAD-IE (WebSphere Studio Application Developer - Integrated Edition) (formalmente VisualAge(R) para Java), o WSAD-IE define um CLASSPATH de ambiente global que será incluído no conector J2EE do Host On-Demand. Esse conector tem uma versão do código Host On-Demand comum aos clientes Host On-Demand. No Netscape 4.x e no Internet Explorer 5.x, o navegador sempre carrega as classes Java a partir do CLASSPATH do sistema antes da rede. Isso significa que, quando o WSAD-IE é instalado, o navegador carrega algumas classes do conector antes de carregar a versão correta da classe a partir da rede.

    Durante a instalação do WSAD-IE, o CLASSPATH do Windows é atualizado para incluir os seguintes diretórios:

    x:\IBM Connectors\class
    x:\IBMVJava\eab\runtime30 

    Esses diretórios contêm arquivos .jar com classes que entram em conflito com as classes do Host On-Demand. A maioria dos usuários precisa desses diretórios no classpath, porque eles são utilizados apenas para aplicativos Java que utilizam conectores Host On-Demand do WSAD-IE.

    Se o Host On-Demand não funcionar após a instalação do WSAD-IE, tente as seguintes alternativas:

  26. O Cliente Armazenado em Cache Não Pôde Ser Compartilhado Depois de Utilizar Caracteres DBCS no Parâmetro HTML SharedCachedDirectory?

    O Host On-Demand V7, V8 e V9 com Internet Explorer e Java 1 suportam o compartilhamento do cliente armazenado em cache entre usuários em uma máquina de Windows de vários usuários. No Host On-Demand V8 e V9, este suporte também funciona para navegadores que suportam um plug-in Java 2.

    Além disso, você pode utilizar o parâmetro HTML SharedCachedDirectory HTML para especificar um diretório de instalação do cliente armazenado em cache. No entanto, não especifique um diretório que contenha caracteres DBCS. Os caracteres DBCS em diretórios de cliente armazenados em cache compartilhados não são suportados e não designarão o cliente armazenado em cache conforme eles são compartilhados. Utilize caracteres single Latin-1 em vez dos caracteres DBCS.

  27. Você Encontrou uma Tela Cinza ao Clicar na Tarefa Usuários/Grupos no Cliente de Administração Armazenado em Cache?

    Utilizando o cliente de administração armazenado em cache com a Sessão Inicial ativada, você poderá encontrar uma janela desativada ao clicar na tarefa usuários/Grupos. Se isso ocorrer, tente fazer o upgrade de seu plug-in Java 2 para o nível de serviço mais recente.

  28. Você verificou se a porta está aberta?

    Utilize Telnet ou Netstat para determinar se uma porta está acessível. Execute o seguinte:

    1. Digite Netstat -a em uma linha de comandos para verificar se as portas estão ativas. Se não estiverem, consulte a documentação de seu sistema operacional para obter informações relativas a ativação de portas.
    2. Verifique as mensagens no log de rastreio e de mensagens NCoDServices.RAS.txt do Host On-Demand, localizado no diretório \private.
    3. Verifique se uma porta no Service Manager ou por meio de firewall está ativa. Consulte a documentação do seu sistema operacional, para obter instruções sobre como executar Telnet em outros sistemas operacionais. Por exemplo, no Windows NT, utilize Telnet na estação de trabalho do cliente Windows e tente as seguintes etapas:
      1. Clique em Iniciar > Executar.
      2. Digite telnet e clique em OK.
      3. Clique em Conectar > Sistema Remoto na barra de menu da janela Telnet.
      4. Digite o nome do host ao qual deseja conectar-se no campo Nome do Host na janela Conectar-se.
      5. Digite 8999 (ou outras portas com base no problema) no campo Porta na janela Conectar-se.
      6. Aceite o TermType padrão.
      7. Clique em Conectar.
      8. Se você não receber mensagens, a porta estará aberta. Se você receber uma falha de Conexão com 'Nome do host', a porta não estará ativa. Lembre-se de desconectar-se depois de testar cada porta, selecionando Conectar > Desconectar no menu da janela Telnet.

  29. Você Fez um Registro de Rastreio no Caso de Precisar Entrar em Contato o IBM Host On-Demand Support Team?
  30. Se precisar entrar em contato com o IBM Host On-Demand Support team, poderá fornecer-lhe um rastreio para ajudar a determinar a causa do problema. Para aprender mais, clique aqui.

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