Com base na Seção 508 da Lei de Reabilitação dos Estados Unidos, o Host On-Demand oferece novos recursos de acessibilidade no cliente usuário final do Host On-Demand para ajudar os usuários portadores de deficiência física, como mobilidade restrita ou visão limitada. Estão incluídos recursos equivalentes ao teclado para todas as ações (operações sem mouse), suporte para definições do sistema de exibição de tamanho, fonte e cor para controles da interface com o usuário, remapeamento de cores avançado e texto descritivo para gráficos selecionados. Os usuários que desejam tirar vantagem de recursos de acessibilidade devem ter o Java 1.4, que é uma versão específica da plataforma Java 2. Esses recursos estão disponíveis na plataforma Windows.
Os administradores que precisam implementar os painéis acessíveis do Host On-Demand para usuários devem selecionar Java 2 ou Auto Detectar como o Tipo Java de Cliente no Assistente para Implementação na janela Opções Adicionais.
Se você estiver instalando o servidor Host On-Demand utilizando um aplicativo de leitor de tela, utilize o assistente para modo de console de tempo de execução interativo, em vez do assistente para instalação do Host On-Demand. Para chamar o assistente para modo de console, execute as seguintes etapas:
hodinstallwin.exe -accessibility
ou hodinstallwin_console.exe -accessibility
.![]() |
Algumas tecnologias assistidas, como a leitora de tela JAWS, são instaladas no JRE (Java Runtime Environment) do sistema. Os usuários que precisam dessa tecnologia assistida para trabalhar com o Assistente para Implementação devem estar cientes de que o Assistente para Implementação utiliza o JRE instalado com o Host On-Demand e não o JRE do sistema. Os administradores precisarão copiar determinados arquivos no JRE de tecnologia assistida para o JRE do Host On-Demand para permitir que a tecnologia assistida funcione com o Assistente para Implementação. Consulte a documentação da tecnologia assistida para obter detalhes sobre quais arquivos precisam ser modificados. |
Os recursos de acessibilidade incluem:
Suporte para Definições de Exibição do Sistema (Fonte, Tamanho da Fonte e Cor)
OIA (Área de Informações para o Operador) Textual
Recursos Equivalentes ao Teclado para Interação com o Painel da GUI
Valores Numéricos para Remapeamento de Cores
Texto Descritivo para Gráficos Selecionados
Nome e Descrição para Todos os Componentes da Interface
Os sistemas operacionais Microsoft Windows fornecem a capacidade para configurar definições de cores, fontes, tamanhos de fontes e alto contraste do sistema. O Host On-Demand, incluindo o painel de logon, painéis de propriedades da sessão, o desktop do Host On-Demand, bem como painéis de clientes, herda estas definições, por padrão. No entanto, a tela verde da sessão do host não herda estas definições, pois ela é controlada a partir do aplicativo do Host On-Demand. Para alterar as definições na tela verde da sessão do host, utilize a opção Remapear Cor da sessão e as opções de fontes na opção Tela de propriedades da sessão.
Você pode alterar as definições do sistema para cor, fontes, tamanhos de fontes e alto contraste das janelas do Host On-Demand a partir do Painel de Controle em sistemas operacionais Windows. Por exemplo, para alterar as definições de alto contraste utilizando o Windows 2000, abra o Painel de Controle, dê um clique duplo no ícone Opções de Acessibilidade e abra a guia Vídeo. Para alterar cor, fontes e tamanhos de fontes, abra o Painel de Controle, dê um clique duplo no ícone Vídeo, abra a guia Aparência e utilize o menu drop-down Item para alterar as definições do sistema.
O Host On-Demand herda definições de cores, fontes e tamanhos de fontes dos seguintes itens:
OIA é a área na parte inferior da tela de sessão do host na qual os indicadores de sessão e mensagens aparecem. Os indicadores da sessão mostram informações sobre a estação de trabalho, o sistema host e a conectividade. Para obter uma lista de indicadores de sessão, consulte Entendendo a OIA no Guia de Resolução de Problemas do Host On-Demand.
Como a leitora de tela não pode interpretar os símbolos gráficos utilizados em uma OIA da sessão, o Host On-Demand oferece agora a opção de exibir uma OIA textual. A OIA textual interpreta os símbolos gráficos e exibe-os como texto que uma leitora de tela pode interpretar e ler. Ela foi projetada para que os usuários possam ir, através da tecla tab (Ctrl+Tab), para o campo de OIA textual a partir da tela verde, sem apagar a localização de memória da posição do cursor. Shift+Tab retorna o foco da OIA textual de volta para a posição do cursor na sessão do host. Por exemplo, se você quiser saber a posição atual do cursor na tela verde e diagnosticar possíveis problemas com a sessão, é só ir, através da tecla tab, para a OIA textual e uma leitora de tela lerá o texto que está localizado no campo de OIA Textual. Quando estiver preparado para retornar para a tela verde, é só pressionar Shift+Tab para retornar para a sessão.
A OIA textual é uma série de linhas que contêm cadeias de texto. Você pode navegar na OIA textual utilizando as setas para cima e para baixo no teclado. Ao efetuar logon em uma sessão, as linhas iniciais de texto descrevem os valores padrão dos campos de OIA para essa sessão. Enquanto você executa ações na tela e move o cursor, a OIA textual atualiza as sentenças para descrever a atividade atual na tela. A OIA textual representa o status atual da OIA, não um histórico em execução da OIA.
A OIA textual está localizada logo abaixo da OIA gráfica na tela da sessão e pode ser ativada a partir das três seguintes localizações:
Quando os usuários selecionam para exibir a OIA textual no menu Exibir, a opção permanece selecionada mesmo após os usuários fecharem e iniciarem novamente a sessão. Os usuários podem selecionar para exibir a OIA gráfica e a OIA textual, a OIA textual ou a OIA gráfica ou nenhuma delas.
![]() |
Em sessões de VT (Terminal Virtual), os usuários podem incluir sentenças à OIA textual. Como o Host On-Demand não possui nenhum controle sobre o que os usuários incluem, as leitoras de tela podem ou não ler estas sentenças. |
Nas telas de sessão do host, é possível utilizar teclas ou combinações de teclas para executar operações que podem ser executadas com o mouse. Começando com o Host On-Demand Versão 8, os seguintes recursos equivalentes ao teclado estão disponíveis:
Todas as Sessões do Host On-Demand
- Focalize um ícone de sessão na janela de sessões configuradas ou um nome de sessão na lista de sessões ativas e pressione Shift+F10 para abrir a janela de menus da sessão. Essa janela permite iniciar, duplicar, copiar, excluir, colar e exportar a sessão, definir um marcador e exibir as propriedades da sessão. Utilize as teclas de seta para navegar pela janela de menus da sessão e pressione Esc para fechar a janela.
Um item como uma caixa de opções, ícone ou nome de arquivo é focalizado quando é a posição atual ao ir com a tecla tab ou navegar em uma janela. Em plataformas Windows, os itens focalizados são envolvidos por uma caixa. - Utilize a tecla Tab para navegar para frente, Shift+Tab para navegar para trás e as teclas de seta para navegar direcionalmente. Ctrl+Tab leva para a próxima sessão na tela permitindo passar pelas opções com a tecla tab.
- Utilize a tecla Enter ou barra de espaço para expandir menus drop-down, como o histórico da barra de status na parte inferior da janela de sessão.
- Utilize a tecla Alt combinada com a tecla de seta para baixo para abrir menus drop-down, as teclas de seta para navegar por eles, a tecla Enter para fazer uma seleção e fechá-los e a tecla Esc para fechá-los sem fazer uma seleção.
- Utilize a barra de espaço para selecionar botões de opções.
- Utilize as teclas de seta para navegar pelas opções da estrutura da árvore, como os itens do painel esquerdo da janela Propriedades da Sessão.
Sessão FTP
- No menu Ações, selecione Classificar Arquivos Locais ou Classificar Arquivos do Host para classificar cabeçalhos de tabelas pelo nome, tamanho, data ou atributos. Na primeira vez que você classifica arquivos locais ou do host, o Host On-Demand classifica os arquivos na ordem crescente. Para classificar o arquivo na ordem decrescente, repita selecionando uma das opções no menu Ações.
- Focalize um subdiretório e pressione Enter para fazer o seguinte:
- abrir um subdiretório e seu diretório pai
- exibir os arquivos no subdiretório
- anexar o subdiretório ao campo de texto do diretório para exibir o caminho completo
- Realce um subdiretório e pressione Shift+F10 para abrir uma janela que permite fazer o seguinte:
- enviar o subdiretório para o host
- excluir ou renomear o subdiretório
- incluir o subdiretório à lista de transferências atual ou criar um novo diretório
Para obter uma lista mais completa dos recursos equivalentes ao teclado do Host On-Demand, consulte Mapeamento do Teclado Padrão.
A tabela a seguir contém alguns teclados equivalentes ao Windows suportados pelo Host On-Demand.
![]() |
Como as teclas e as combinações de teclas podem ser remapeadas com a função Remapear Teclado, os atalhos podem ser diferentes dos listados na tabela a seguir. |
Função | Equivalente ao teclado |
---|---|
Saltar Próxima | Ctrl+J |
Tela de Impressão | Ctrl+P |
Sair | Ctrl+Q |
Recortar | Ctrl+X |
Copiar | Ctrl+C |
Colar | Ctrl+V |
Selecionar Tudo | Ctrl+A |
Enviar Arquivos para o Host | Ctrl+S |
Receber Arquivo do Host | Ctrl+R |
Reproduzir Macro | Ctrl+M |
Executar Applet | Ctrl+U |
Índice Remissivo | Ctrl+H |
Os sistemas operacionais incluem teclas de atalho padrão como ajuda para a acessibilidade. Esta documentação não é destinada a recursos específicos de acessibilidade do sistema operacional. Consulte a documentação do seu sistema operacional para obter mais informações sobre esses recursos.
O Host On-Demand fornece agora uma janela Cor Personalizada que fornece uma variedade de seleções de cores capazes de produzir uma faixa de níveis de contraste. Essa janela permite selecionar cores personalizadas com base em seus valores numéricos para os valores matiz/saturação/brilho e vermelho/verde/azul. Para obter informações adicionais sobre a janela Cor Personalizada, consulte Cores Personalizadas.
Gráficos e imagens que transmitem informações significantes, como links, cabeçalhos e banners, estão disponíveis no formato de texto para usuários que possuem deficiências na visão. Os usuários simplesmente posicionam os cursores de seus mouses sobre esses gráficos e imagens para exibir o texto descritivo. Por exemplo, neste arquivo de ajuda on-line, o gráfico do Information Center, no canto superior direito, é codificado com o texto descritivo "Information Center."
Outros gráficos e imagens que simplesmente aperfeiçoam a interface não fornecem descrições de texto.
![]() |
O Netscape 6 não exibe o texto descritivo, quando o cursor do mouse está posicionado nos gráficos. Utilize Exibir > Informações da Página > Imagens para ver o texto descritivo (alternativo). |
O Host On-Demand agora oferece nomes e descrições para componentes da GUI (interface gráfica com o usuário) do cliente, tais como, barra de status, caixas de diálogo, botões e campos de texto. Estes nomes e descrições não são visíveis na GUI do produto, mas você pode acessá-los utilizando ferramentas auxiliares, tais como uma leitora de tela.