Guia de Resolução de Problemas

Índice

Lista de Verificação de Resolução de Problemas do Redirecionador

  1. Consulte a Página de Suporte do Host On-Demand para Obter Technotes Relacionados ao Redirecionador.
  2. Aprenda sobre Problemas de Configuração Básicos do Redirecionador.
  3. Compreenda os Tipos de Desconexões.
  4. Consulte a Configuração do Redirecionador.
  5. Verifique Se o Redirecionador Está Ativo.
  6. Verifique as Mensagens.
  7. Verifique Ambos os Lados das Conexões do Redirecionador.
  8. Verifique o Status das Portas de Telnet.
  9. Verifique a Configuração do Sistema para Java.
  10. Verifique Bancos de Dados Chave.
  11. Verifique Se a Autenticação de Cliente Através do Redirecionador do Host On-Demand Falhou
  12. Reúna Informações de Rastreio.

  1. Consulte a Página de Suporte do Host On-Demand para Obter Technotes Relacionados ao Redirecionador.

    Procure por technotes relacionados ao Redirecionador na página de Suporte do Host On-Demand em http://www.ibm.com/software/webservers/hostondemand/support.html seguindo as seguintes etapas:

    1. Digite Redirecionador no campo palavra-chave.
    2. Marque a caixa ao lado de 'Resolver um problema' para limitar seus resultados.
    3. Clique em Submeter.
  2. Aprenda sobre Problemas de Configuração Básicos do Redirecionador.
    Consulte Dicas de configuração do Redirecionador.
  3. Compreenda os Tipos de Desconexões.

    Erros de desconexão podem, geralmente, ser classificados como um dos seguintes tipos:

    As desconexões que ocorrem após um período de inatividade são, normalmente, causadas por cronômetros de inatividade na conexão do host ou em algum dispositivo de rede. Você pode depurar conexões que se disconectam aleatoriamente determinando, primeiro, qual dispositivo de rede encerrou a conexão. O Host On-Demand fornece vários rastreios para capturar o evento de desconexão. Consulte Reúna informações de rastreio a seguir.

  4. Consulte a Configuração do Redirecionador.

    1. Verifique se o endereço IP e as portas de recepção definidas para o caminho do Redirecionador estão definidas corretamente como o destino na configuração do cliente.
    2. Verifique se o endereço IP de saída e a porta definidos para o caminho do Redirecionador são o endereço IP e a porta corretos do servidor Telnet.
    3. Verifique se os dispositivos de rede permitirão tráfego na porta configurada para ser utilizada com o Redirecionador.
  5. Verifique Se o Redirecionador Está Ativo.

    1. Com o Service Manager iniciado, utilize o cliente Administrador para efetuar logon no Host On-Demand e verifique o status do Redirecionador. Se você efetuar logon com êxito, o Service Manager do Host On-Demand já estará ativo e você não precisará iniciá-lo. O Redirecionador pode estar ativo somente quando o Service Manager estiver ativo.
    2. Verifique se o Redirecionador está recebendo na porta definida, utilizando o comando netstat para o seu sistema operacional.
  6. Verifique as Mensagens.

    1. Procure por Mensagens do sistema para determinar o que está causando seu problema e o que você deve fazer para resolvê-lo. Observe que a maioria das mensagens de erro relacionadas ao Redirecionador começa com RDR.
    2. Verifique as mensagens emitidas no cliente, especialmente Mensagens COMM no emulador OIA.
    3. Procure por mensagens no servidor Telnet. Consulte a documentação de seu servidor Telnet para obter informações adicionais relativas as mensagens de erro.
  7. Verifique Ambos os Lados das Conexões do Redirecionador.
    1. Teste ambos os segmentos da conexão do Redirecionador utilizando o comando ping :
      1. Em uma estação de trabalho do cliente Host On-Demand, execute ping no endereço IP do Redirecionador e no nome do host para verificar se a configuração TCP/IP da estação de trabalho do cliente está funcionando. Por exemplo, se a estação de trabalho do Redirecionador possui um endereço IP 255.123.123.3, digite ping 255.123.123.3. Se a estação de trabalho tiver um nome de host redirectorws, digite ping redirectorws.
      2. Na estação de trabalho do Redirecionador, execute ping no endereço IP e no nome de host do cliente Host On-Demand para verificar se a configuração TCP/IP do servidor está funcionado.
      3. Na estação de trabalho do Redirecionador, execute ping na máquina do servidor TN3270 pelo endereço IP e nome de host para verificar se a configuração TCP/IP do servidor está funcionando.
      4. Na máquina do servidor TN3270E, execute ping no Redirecionador do Host On-Demand pelo endereço IP e nome do host para verificar se a conexão TCP/IP está funcionado a partir da extremidade do servidor.
      5. Faça as alterações apropriadas no servidor, no cliente ou no Redirecionador com base nos resultados recebidos. Todas as conexões de rede devem estar acessíveis por nome do host e endereço IP.
    2. Teste ambos os segmentos da conexão do Redirecionador utilizando o comando Telnet nativo do sistema ooperacional. Isso é possível apenas em segmentos que não estão utilizando SSL.

      Nos computadores cliente e do Redirecionador, utilize Telnet para verificar se as portas definidas no servidor Telnet ou em outros Redirecionadores configurados em séries estão acessíveis através do firewall e da rede. Este processo pode ajudar a isolar a origem do problema para a rede entre o Redirecionador e o servidor Telnet ou a rede entre o cliente e o Redirecionador. Se a sessão Telnet do Redirecionador para o servidor Telnet também falhar ao conectar-se ou ela também se desconectar de maneira semelhante àquela do cliente Host On-Demand, o problema pode ser de rede ou do servidor Telnet, que não é relacionado ao Redirecionador. Se essa sessão do Telnet do servidor Redirecionador para o host Telnet permanecer conectada mesmo quando a estação de trabalho do cliente desconectar, isso poderá indicar um problema entre o servidor Redirecionador e a estação de trabalho do cliente. Se a sessão telnet falhar apenas ao ser configurada para conectar-se ao servidor telnet transmitindo pelo Redirecionador, o problema pode ser relacionado ao Redirecionador.

      1. Na estação de trabalho do Redirecionador, utilize o telnet para verificar a conexão. Por exemplo, no Windows, siga as seguintes etapas:
        1. Clique em Iniciar > Executar na estação de trabalho do Redirecionador.
        2. Digite telnet e clique em OK.
        3. Clique em Conectar > Sistema Remoto na barra de menu da janela Telnet.
        4. Digite o nome do host do servidor Telnet e da porta à qual deseja se conectar no campoNome do Host e o campo Porta na janela Conectar.
        5. Aceite o TermType padrão.
        6. Clique em Conectar. Se falhar, é porque você descobriu a origem do problema.
        7. Tente utilizar o comando telnet, mas dessa vez utilize o endereço IP do redirecionador e a porta do redirecionador na janela de conexão do Telnet. Se você não conseguir conectar-se ao servidor Telnet estabelecendo uma conexão transmitida pelo Redirecionador, o redirecionador pode estar funcionando de maneira incorreta. Certifique-se de que está fazendo esse teste apenas se o redirecionador estiver configurado em modo passthru e de que a conexão do host for não-SSL.
      2. Faça um teste semelhante a partir da estação de trabalho do cliente para o redirecionador e para o servidor repetindo as etapas acima. Se a etapa #f acima funciona mas esta etapa falhar, isso pode indicar um problema de conectividade de rede entre a máquina cliente e o Redirecionador.

      Consulte a documentação do sistema operacional, para obter instruções sobre como executar Telnet em outras plataformas.

      Se você não receber mensagens, a porta estará aberta. Se você receber uma falha de Conexão com 'Nome do host', a porta não estará ativa. Lembre-se de desconectar-se depois de testar cada porta, selecionando Conectar > Desconectar no menu da janela Telnet.

  8. Verifique o Status das Portas do Telnet (Somente Se a Conexão Falhar na Etapa #f de 'Verificar Ambos os Lados das Conexões do Redirecionador'.

    1. Digite Netstat -a em um prompt de comandos na estação de trabalho do Redirecionador para verificar se as portas estão ativas.
    2. Digite Netstat -a em um prompt de comandos no servidor Telnet para verificar se as portas estão ativas.
    3. Na estação de trabalho do cliente, se não conseguir conectar-se a uma sessão Telnet ativada pelo SSL, utilize o Telnet para verificar se as portas definidas no Redirecionador estão acessíveis por meio do firewall e da rede da estação de trabalho do cliente. Consulte a documentação do firewall para obter informações adicionais. Por exemplo, no Windows, siga as seguintes etapas:
      1. Clique em Iniciar > Executar na estação de trabalho do cliente.
      2. Digite telnet e clique em OK.
      3. Clique em Conectar > Sistema Remoto na barra de menu da janela Telnet.
      4. Digite o nome de host do Redirecionador no campo Nome do Host da janela Conectar.
      5. Digite a porta do Redirecionador (conforme definido nas propriedades da Sessão do Host On-Demand no cliente) no campo Porta da janela Conectar.
      6. Aceite o TermType padrão.
      7. Clique em Conectar.
    4. Tente utilizar o comando telnet , mas dessa vez utilize o endereço IP do redirecionador e a porta do redirecionador na janela de conexão do telnet. Se você não conseguir conectar-se ao servidor Telnet estabelecendo uma conexão transmitida pelo Redirecionador, o redirecionador pode estar funcionando de maneira incorreta. Certifique-se de que está fazendo esse teste apenas se o redirecionador estiver configurado em modo passthrough e de que a conexão do host seja não-SSL.
    5. O teste final é repetir a etapa anterior mas, dessa vez, a partir da máquina cliente. Se as Etapas C e D funcionarem mas esta etapa falhar, isso pode indicar um problema de conectividade de rede entre a máquina cliente e o Redirecionador.
    6. Consulte a documentação do sistema operacional, para obter instruções sobre como executar Telnet em outras plataformas.

      Se você não receber mensagens, a porta estará aberta. Se você receber uma falha de Conexão com 'Nome do host', a porta não estará ativa. Lembre-se de desconectar-se depois de testar cada porta, selecionando Conectar > Desconectar no menu da janela Telnet.

  9. Verifique a Configuração do Sistema para Java.

    É possível ignorar alguns problemas potenciais do Java, que podem ocorrer ao executar o Redirecionador,transmitindo alguns parâmetros adicionais ao Java. Para obter informações adicionais, consulte parâmetros de Registro Java.

  10. Verifique Bancos de Dados Chave.

    Se estiver utilizando o SSL no Redirecionador na plataforma Windows ou AIX com um certificado auto-assinado, verifique se o banco de dados chave do servidor Host On-Demand e os arquivos CustomizedCAs.p12 ou CustomizedCAs.class foram criados. Observe que, com uma autoridade pública, não é necessário criar os arquivos CustomizedCAs.p12 ou CustomizedCAs.class. No AIX, certifique-se de que os arquivos certificados possuem a autoridade de acesso correta de 755.

    1. Para criar o arquivo do banco de dados de chaves do servidor Host On-Demand, siga as seguintes etapas:
      1. Se existir algum arquivo HODServerKeyDb.kdb, CustomizedCAs.p12 ou CustomizedCAs.class, faça backup deles em um diretório diferente ou exclua-os.
      2. Utilize o Gerenciamento de Certificados, para criar um novo arquivo de banco de dados chave CMS ,ex. HODServerKeyDb.kdb). Digite a senha hod para o banco de dados chave. Certifique-se de que tenha selecionado a opção de armazenamento de senhas em um arquivo. Se você definir uma data de expiração para a senha, certifique-se de tomar nota de quando a senha irá expirar já que o Host On-Demand irá parar de funcionar quando a senha expirar.
        Você pode verificar o arquivo do banco de dados de chaves do servidor Host On-Demand e o arquivo customizedCAs.* simplesmente abrindo-os e verificando se a senha funciona. Se elas funcionarem, os certificados não expiraram.
      3. Selecione Certificados Pessoais no menu drop-down e crie um Novo Certificado Auto-Assinado.
      4. Extraia o certificado como um arquivo .arm Base64 ou como um arquivo .br binário para /hostondemand/bin.
      5. Salve o arquivo como HODServerKeyDB.kdb no diretório \hostondemand\bin.
    2. Para criar o arquivo CustomizedCAs.p12, siga as seguintes etapas:
      1. Selecione Arquivo de Banco de Dados Chave > Novo. Crie em arquivo PKCS12 (por exemplo, CustomizedCAs.p12 em /hostondemand/HOD com a senha padrão hod).
        Ao criar o CustomizedCAs.p12, você deve utilizar a senha padrão hod. Não altere esta senha.
      2. Selecione Certificados do Assinante no menu drop-down e inclua o arquivo de certificado .arm. Rotule o certificado adequadamente.
      3. Selecione Arquivo de Banco de Dados Chave e salve-o como CustomizedCAs.p12. Substitua o arquivo antigo, se ele existir.
      4. Reinicie o Host On-Demand Service Manager.
      5. Modifique ou crie um serviço do Redirecionador com a segurança do cliente.
      6. Modifique ou crie uma sessão para se conectar ao redirecionador configurado acima com o SSL ativado.
      7. Antes de conectar-se ao cliente, exclua o cache temporário antes de iniciar a sessão e reiniciar o navegador.

  11. Verifique Se a Autenticação de Cliente Através do Redirecionador do Host On-Demand Falhou.

    Se as sessões autenticadas pelo cliente através do Redirecionador do Host On-Demand não puder ser estabelecida e o OIA (Operator Information Area) na janela de sessão exibir COMM 657, depois COMM 655 e COMM 659, está acontecendo o seguinte:

    1. Um cliente Host On-Demand e uma sessão de redirecionador do Host On-Demand foram estabelecidos.
    2. O redirecionador do Host On-Demand tenta estabelecer uma sessão com o host.
    3. O pedido tenta transmitir pelo redirecionador do Host On-Demand primeiro, mas o redirecionador não responde ao pedido de autenticação do cliente, nem redireciona o pedido para o cliente Host On-Demand. Como resultado, a sessão nunca é estabelecida.
    4. Um rastreio indicará que uma sessão segura foi estabelecida entre o cliente Host On-Demand e o servidor/Redirecionador Host On-Demand e, em seguida, foi encerrada imediatamente.

    Para corrigir este problema, nos parâmetros de serviço do redirecionador, defina o parâmetro de segurança como Nenhum.

  12. Reúna Informações de Rastreio.

    Antes de chamar o Suporte IBM, você deverá reunir informações importantes sobre o rastreio.

    Ativando o cliente Host On-Demand e os rastreios do redirecionador

    Siga as etapas a seguir para ativar o cliente Host On-Demand e os rastreios do redirecionador. A estratégia é iniciar todos os rastreios ao mesmo tempo e, em seguida, examiná-los depois de capturar o evento de desconexão.

    1. Para ativar o rastreio do cliente Host On-Demand, inicie um rastreio de nível de árvore de transporte utilizando o recurso de rastreio fornecido pelo cliente Host On-Demand com componentes de depuração. Para obter informações adicionais, consulte Rastreios de Transporte.
    2. Para começar a ativar o rastreio do redirecionador, primeiro pare o Service Manager do Host On-Demand e apague o arquivo de rastreio existente.
    3. Efetue logon como Administrador do Host On-Demand.
    4. Em Redirector Service, selecione Alterar Configuração. Selecione Conexões de log = Yes e digite um nome de arquivo. Se você não especificar um diretório, o arquivo de log é criado em \HostOnDemand\lib\. Digite um endereço IP do cliente que você está utilizando para recriar esse problema.
    5. Selecione Services e, em seguida, Service Manager Trace. Ative o Rastreio e defina-o como nível de árvore.
    6. Reinicie o Host On-Demand Redirector Service.
    7. Com apenas um cliente conectando-se ao Host On-Demand Redirector, tente recriar o problema.
    8. Localize os quatro arquivos a seguir e prepare-se para enviá-los ao Suporte IBM:
      • \privtae\NCoDServices.RAS
      • o arquivo de log especificado acima
      • log do Java Console
      • trace.tlg
    9. Se estiver capturando erros para uma conexão segura do redirecionador, ative o rastreio da porção SSL do código do redirecionador.

    Ativando o Rastreio da Porção SSL do Código do Redirecionador

    Nota O Redirecionador do Host On-Demand atualmente suporta SSL somente em plataformas Windows e AIX.

    Para ativar o rastreio da parte SSL do código do Redirecionador, siga essas etapas no sistema em que o redirecionador está sendo executado:

    1. Páre o ServiceManager se este está atualmente iniciado.
    2. Defina uma variável de ambiente:

      Em plataformas Windows, inclua a seguinte variável de ambiente em Ambiente, no Painel de Controle do Windows:

      Nome da variável= GSK_TRACE_FILE
      valor da variável= (filespec=onde você deseja que o rastreio esteja localizado, por exemplo, c:\gsktrace.trc)

      Na plataforma AIX, exporte o arquivo GSK_TRACE_FILE.

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