
Ajuda para a Determinação de Problemas
Os seguintes rastreios e logs podem ajudar a localizar e resolver problemas:
- Recurso de Rastreio e Mensagens do Servidor, Coleta Informações sobre o Redirecionador e os Serviços de Configuração.
- Mensagens, que Lista as Mensagens de Erro do Host On-Demand.
- Recurso de Rastreio e de Mensagens do Cliente Coleta Informações sobre Sessões do Host.
- Java Console (Netscape) ou Java Log (Internet Explorer)
Coleta Informações sobre Eventos Java.
- Log do Compilador da Tabela de Definição da Impressora Coleta Informações, Quando um PDT É Criado.
- OIA (Operator Information Area) na Janela da Sessão Exibe Status de Mensagens da Sessão.
- Janela Status da Impressora de uma Sessão de Impressora Exibe Status e Mensagens da Impressora.
- Mensagens do Service Manager do Host On-Demand, Fornece Informações Relativas ao Service Manager.
- Rastreio de Transporte Captura o Fluxo de Dados do Emulador de TCP/IP do Telnet Entre o Cliente e o Servidor Telnet.
- IPMonitor É um Utilitário Java que Coleta Informações de Rastreio que Contêm os Dados de Sessão que Fluem entre um Cliente e um Host.
- Empacotador de Informações Coleta Informações de Diagnóstico sobre a Instalação de um Servidor Host On-Demand.
- Rastreio do Service Manager Coleta Informações sobre o Service Manager.
- Rastreando o Download de Clientes Coleta Informações de Diagnóstico sobre os Downloads de Clientes.
Recurso de Rastreio e Mensagens do Servidor
O recurso de rastreio e mensagens do servidor sempre é instalado e está disponível por meio da página
Serviços da janela Administração. Em Serviços, é possível iniciar e parar o rastreio do
Redirecionador e visualizar o Console de Rastreio/Mensagens do servidor, que permite visualizar as informações de
rastreio e de mensagens na tela. As informações também são salvas no
NCoDServices.RAS.txt no diretório private. Esse arquivo pode ser exibido com qualquer
editor de texto ASCII. Consulte Serviços do Host On-Demand para obter informações adicionais.
Para obter informações mais detalhadas sobre como rastrear o servidor, consulte Rastreando no Servidor.
Recurso de Rastreio e de Mensagens do Cliente
O recurso de rastreio e mensagens do cliente está disponível apenas nos cliente que incluem as
funções de determinação do problema. Esses clientes incluem:
- Cliente em cache
(HODCached.html)
- Cliente de determinação de problemas
(HODDebug.html)
- Cliente de banco de dados
(HODDatabase.html)
- Cliente de administração em cache com determinação de problemas
(HODAdminCachedDebug.html)
- Cliente de novo usuário em cache com determinação de problemas
(NewUserCachedDebug.html)
A partir do menu Ações em uma janela de sessão do host, é possível optar por visualizar as
mensagens do log, que abre o Console de Mensagens, ou abrir a janela Recurso de Rastreio. Também é possível executar
o último clicando no botão Rastreio na barra de ferramentas. Para o Database
On-Demand, é possível configurar o rastreio, clicando em Opções > Rastreio > Iniciar Recurso de
Rastreio.
As informações no Console de Mensagens são salvas no mesmo arquivo que as informações de rastreio,
mas também podem ser copiadas para a área de transferência e salvas em um arquivo de texto. A equipe de
serviço talvez peça para que você faça isso.
Quando você inicia o Recurso de Rastreio, é necessário fazer várias escolhas sobre qual
função ou componente será rastreado e sobre o nível do rastreio, o que determina a quantidade
de dados que serão coletados. Você também pode decidir se deseja salvar os dados no Java Console ou no Log, e se no servidor ou no disco local. Em geral, uma pessoa do Serviço IBM
indica quais definições devem ser feitas.
Como administrador, você terá de indicar a um usuário como iniciar um cliente
de determinação de problemas e quais opções fazer, ou carregar o cliente você mesmo e tentar
reproduzir o problema.
Recomendamos que você salve o arquivo localmente no cliente, caso precise enviá-lo para um administrador de sistema ou para o suporte da IBM. Além disso, se o arquivo for salvo localmente,
é possível escolher o diretório no qual salvar o arquivo.
Para obter informações mais detalhadas sobre como rastrear o cliente, consulte Rastreando no Cliente.
Para obter informações adicionais sobre a utilização dos recursos de mensagens e de rastreio, consulte:
Java Console ou Java Log
O Java Console ou Java Log coleta informações sobre eventos
Java, mas você também pode optar por salvar aqui mensagens Host On-Demand e dados de rastreio. Você pode ativar o Java Console para o Netscape
e o Internet Explorer. Também é possível visualizar o Javalog.txt da Microsoft no diretório
Java (winnt\java
) no Windows.
Log do Compilador da Tabela de Definição da Impressora
O log do Compilador da Tabela de Definição da Impressora (pdtc.log) coleta informações de andamento e de erros todas vez que você cria um PDT. As informações de erros são destinadas a ajudar a fazer correções no
PDF que foi personalizado.
OIA (Operator Information Area)
A OIA está geralmente visível na parte inferior de uma janela de sessão, apesar de poder ser desativada quando uma sessão é configurada. A OIA contém vários
itens de informações que indicam o status da sessão e de suas conexões. Em um
Host On-Demand 9.0, um
é exibido quando uma sessão é criptografada.
Consultar a Ajuda da OIA poderá,
freqüentemente permitir que você resolva um problema.
Janela Status da Impressora
A janela Status da Impressora de uma sessão de impressora é equivalente à janela da sessão de uma
sessão de vídeo. Ela fornece uma exibição gráfica das conexões entre o sistema host ou o servidor, a sessão e a impressora, e exibe várias mensagens de erro. Ela é
completamente descrita na ajuda on-line. Há informações mais específicas sobre como solucionar problemas de sessão no apêndice Resolução de Problemas da Referência de Impressão do Host.
Mensagens do Service Manager
Em um cliente, a seguinte mensagem pode ser exibida:
Problema do sistema. Entre em contato com o administrador do sistema. Erro= -41.
Em um servidor, a seguinte mensagem pode ser exibida:
LOG0001: O Host On-Demand não pode ser utilizado....
Essas mensagens indicam uma ou mais das seguinte situações:
- O Service Manager está do outro lado de um firewall e o navegador não pode
conectar-se com ele. Pode ser que uma porta utilizada pelo Service Manager
(8999) não esteja aberta no firewall.
- Um problema na rede impediu a conexão ao Service Manager.
- O Service Manager não foi iniciado ou não está em operação.
Rastreio de Transporte do Host On-Demand
O Rastreio de Transporte captura o fluxo de dados do Emulador de TCP/IP Telnet entre o cliente e o
servidor Telnet. Utilize os clientes de determinação de problemas para capturar o fluxo de dados. Por exemplo, você pode utilizar o HODDebug.html
. Os clientes de determinação de problemas podem
ser acessado no HODMain.html
.
Para utilizar o Rastreio de Transporte, siga as seguintes etapas:
- Inicie a sessão do host que deseja rastrear e efetue logon no sistema do host.
- Selecione Assistência no menu da sessão.
- Selecione Determinação de Problemas.
- Selecione Recurso de Rastreio.
- Clique em Host Access Class Library na janela Função para destacá-la.
- Clique em Transporte na janela Componente para destacá-lo.
- Clique em Nível 1 na janela Nível do Rastreio para destacá-lo.
- Clique em Definições.
- Defina o arquivo a ser salvo na máquina local.
- Clique em OK.
- Clique em Iniciar.
- Encerre a sessão. Você deve retornar para a página de início do Host On-Demand,
por exemplo,
HOD.html
.
- Inicie a sessão novamente.
- Siga as etapas para reproduzir o problema.
- Clique em Parar.
- Clique em Salvar. A janela Salvar é exibida.
- Selecione o local em que salvar o arquivo de rastreio e dê um nome ao arquivo de rastreio.
IPMonitor
O IPMonitor é um utilitário Java que pode ser utilizado para reunir informações de rastreio que contêm os dados da sessão fluindo entre um cliente e um host. O IPMonitor é um intermediário entre um cliente e um
host. O cliente conecta-se ao IPMonitor, enquanto o IPMonitor
conecta-se ao host.
Em seguida, o IPMonitor registra os dados da sessão fluindo entre o
cliente e o host. É possível utilizar o IPMonitor como um aplicativo Java ou como um applet Java.
O IPMonitor é iniciado e configurado de forma diferente, se o IPMonitor estiver sendo executado como
um aplicativo ou como um applet e dependendo da versão e do release do Host On-Demand que está sendo executado.
Empacotador de Informações
Utilize o Empacotador de Informações para coletar informações de diagnóstico de um servidor Host On-Demand. O Empacotador de Informações armazena cópias em um arquivo ZIP dos seguintes:
- Chaves de registro (apenas sistemas Windows NT, Windows XP e Windows 2000)
- Arquivos particulares
- Arquivos de segurança
- Arquivos HTML publicados
- Arquivos de propriedades
- Arquivos JavaScript
- Arquivos de propriedades NSM
- Arquivos do Assistente para Implementação
- Arquivos de definição da impressora
- Arquivos DirUtil
- Arquivos de fontes definidos pelo usuário
- Arquivos DWunzip
- Arquivos de rastreio do IPMonitor
- Grupos de arquivos personalizados que você configura no arquivo de configuração
Os arquivos de fontes definidos pelo usuário não serão apresentados no servidor Host On-Demand, a menos que sejam criados pelo usuário.
O arquivo ZIP poderá, então, ser enviado ao Centro de Suporte IBM para auxiliar no diagnóstico
dos problemas.
É possível executar o Compactador de Informações através de uma GUI (Interface Gráfica com o Usuário) em todas as
plataformas suportadas, exceto Novell, i5/OS, OS/400 e z/OS, ou através da linha de comandos.
Executando o Empacotador de Informações
Para executar o Empacotador de Informações, execute as seguintes ações:
- Nas plataformas Windows NT, Windows 2000 e Windows XP, execute uma das seguintes opções:
- Selecione Iniciar > Programas > IBM Host On-Demand > Administração >
Empacotador de Informações
- Execute o seguinte script:
install_dir\lib\samples\InfoBundler\InfBnd.cmd
- Na plataforma AIX, execute o seguinte script na linha de comandos:
install_dir/lib/samples/InfBndCommandFiles/InfBnd-AIX
- Nas plataformas Solaris e Linux, execute o seguinte script na linha de comandos:
install_dir/lib/samples/InfBndCommandFiles/InfBnd-UNIX
- Na plataforma Novell Netware, execute o seguinte script na linha de comandos:
install_dir/lib/samples/InfBndCommandFiles/InfBnd-Novell.ncf
- Na plataforma OS/2, execute o seguinte script na linha de comandos:
install_dir/lib/samples/InfBndCommandFiles/InfBnd-OS2.cmd
- Nas plataformas i5/OS e OS/400, execute o seguinte script na linha de comandos:
install_dir/lib/samples/InfBndCommandFiles/InfBnd-OS400.sh
- Na plataforma z/OS, execute o seguinte script na linha de comandos:
install_dir/lib/samples/InfBndCommandFiles/InfBnd-S390
Nesses comandos, install_dir é o diretório de instalação do software Host On-Demand.
Para exibir uma lista das opções da linha de comandos, chame o Empacotador de Informações sem nenhum
parâmetro ou com o parâmetro -?. Para obter informações adicionais, consulte Opções da linha de comandos do Empacotador de Informações.
GUI do Empacotador de Informações
A GUI do Compactador de Informações está disponível em todas as plataformas suportadas,
exceto Novell, i5/OS, OS/400 e z/OS. Para acessar a GUI, chame o Empacotador de Informações
com o parâmetro -gui.
A janela do Empacotador de Informações do Host On-Demand é aberta.
- Especifique o diretório de publicação do Host On-Demand desejado, se não for o diretório de publicação padrão.
- Especifique o diretório de publicação do Host On-Demand alternativo para arquivos do Assistente para Implementação. Este campo deve ser definido para o mesmo caminho como o campo Diretório no painel Resumo do Assistente para Implementação. O caminho padrão é o diretório de publicação do Host On-Demand.
- Selecione os tipos de informações a serem reunidos. Se você estiver reunindo informações de rastreio do IPMonitor,
especifique o nome do arquivo de rastreio. Para isso, selecione o botão Arquivos de Rastreio do IPMonitor, que abrirá um diálogo separado. Em seguida, procure um arquivo .TLG particular ou procure um diretório para os arquivos .TLG.
- Especifique o arquivo de saída.
O arquivo de saída padrão é install_dir\private\hodpd.zip.
Qualquer arquivo de saída existente será sobreposto. Você não receberá nenhuma tela de confirmação.
Se você selecionar a renomeação do arquivo de saída, o Empacotador de Informações não incluirá automaticamente uma extensão .zip ao arquivo.
- Click em OK. Os arquivos selecionados são adicionados no arquivo ZIP de saída.
Opções da Linha de Comandos do Empacotador de Informações
O Empacotador de Informações pode ser acessado através da linha de comandos em todas as plataformas
suportadas do Host On-Demand.
Para exibir as opções da linha de comandos, execute o Empacotador de Informações a partir da linha de comandos com o parâmetro -? ou sem qualquer parâmetro.
Para obter informações sobre a execução do Empacotador de Informações em todas as plataformas do Host On-Demand, consulte Executando o Empacotador de Informações.
Para especificar todos os parâmetros da linha de comandos que deseja especificar, pode ser necessário editar a linha do script de comandos para chamar o Empacotador de Informações.
Originalmente, esta linha especifica um número limitado de parâmetros simbólicos (como, por exemplo, %1 %2 e assim por diante ou $1 $2 e assim por diante) em vez dos parâmetros atuais.
Em plataformas que suportam a GUI, se desejar executar o Empacotador de Informações com as opções da linha de comandos em vez de executá-lo com a GUI, edite a linha do script de comando que chama o Empacotador de Informações para remover o parâmetro -gui. Caso contrário, o parâmetro -gui substituirá as opções da linha de comandos.
Incluindo uma Extensão Personalizada ao Empacotador de Informações
Você pode incluir extensões personalizadas no arquivo de configuração padrão do Empacotador de Informações, infbnd.properties. Também é possível especificar um arquivo de configuração diferente. O arquivo de configuração
indica quais tipos de informações podem ser selecionados para inclusão no arquivo ZIP. Você
também pode adicionar novos tipos de informações e especificar quais arquivos serão reunidos quando este
novo tipo for selecionado.
Para especificar um arquivo de configuração diferente, utilize o parâmetro -cfg seguido pelo nome do arquivo de configuração que você deseja utilizar. Um nome de caminho não absoluto será pesquisado, com início no diretório de instalação do Host On-Demand. Para obter informações adicionais sobre as opções da linha de comandos, consulte
Opções da linha de comandos do Empacotador de Informações.
Para incluir uma extensão personalizada no arquivo de configuração padrão, siga as seguintes etapas:
- Faça um backup do arquivo infbnd.properties, localizado no diretório de publicação do Host On-Demand.
- Escolha uma das 32 categorias de informações de extensão (Extension01 - Extension32) e inclua a categoria em InfoCategoryList. O exemplo a seguir mostra o InfoCategoryList padrão com Extension01 incluída no final: InfoCategoryList: \
HODRegKeys ; \ PrivateDir ; \ SecurityFiles ; \ HTMLFiles1 ; \ PropFiles1 ; \
JavaScriptFiles ; \ NSMPropFiles ; \ DepWizFiles ; \ PrtDefFiles ; \ DirUtilFilesWin32 ; \
DirUtilFilesNonWin32 ; \ UdfFiles ; \ Extension01
No exemplo abaixo, certifique-se de colocar um caractere '\' no final da linha depois de UdfFiles.
- Modifique Extension01 InfoCategory de amostra no final do arquivo infbnd.properties.
- Modifique os elementos WorkItem de amostra para Extension01 no final do arquivo infbnd.properties.
- Copie o arquivo de configuração atualizado para o diretório de publicação do Host On-Demand.
- Execute o Empacotador de Informações com o arquivo de configuração atualizado.
- Execute o Empacotador de Informações a partir do console ao invés de utilizar um ícone, para verificar se existe um erro no novo arquivo de configuração. Se houver um erro, o Empacotador de Informações gravará uma mensagem de erro geral no console e gravará uma descrição do erro específico no arquivo de log. O arquivo de log é denominado infbnd.log e está localizado no diretório de instalação.
A seguir, definições de elementos utilizados no arquivo de configuração:
- Nomes de InfoCategoryList e de InfoCategory
- O InfoCategoryList é o elemento de nível superior do arquivo de configuração. Este elemento consiste no termo InfoCategoryList, seguido por uma lista de nomes do InfoCategory. Exemplos de nomes do InfoCategory são: HODRegKeys, PrivateDir e SecurityFiles. Cada nome do InfoCategory refere-se a um grupo de elementos de dados denominados de maneira semelhante (constituindo um InfoCategory) contidos no arquivo de configuração. Um InfoCategory inclui: um InfoType, um DisplayName, um CmdLineOption, um elemento Platform, um ZipDir e um ou mais WorkItems.
- InfoType
- Este elemento identifica o tipo de informação a ser coletada. Tipos válidos são FileSet e RegKeySet. O nome deste elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _InfoType.
- DisplayName
- Esse elemento identifica a chave de mensagem utilizada pelo Host On-Demand para a mensagem a ser
exibida para o usuário no painel GUI Java do Empacotador de Informações (por exemplo,
KEY_IB_EXTENSION_01 faz com que Extension01 seja exibida). Essas mensagens são definidas da
seguinte forma: KEY_IB_EXTENSION_xx, em que xx é o número da extensão (01-32). O nome deste elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _DisplayName.
- CmdLineOption
- Este elemento especifica a cadeia de texto que será utilizada como uma opção da linha de comandos para identificar uma categoria de informação. Exemplos disso são: sec para SecurityFiles; ext01 para Extension01. Na linha de comandos, o parâmetro da linha de comandos deve ser precedido por um '-' (por exemplo, '-ext01'). O nome deste elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _CmdLineOption.
- Platform
- Este elemento especifica os tipos de plataformas nas quais a categoria de informação é válida.
Tipos de plataformas válidas são: AIX (incluindo Linux e Solaris), Win32, i5/OS, OS/400 e MVS. Por exemplo, a categoria HODRegKeys é válida apenas para o tipo de plataforma Win32. Quando o utilitário é executado, uma categoria inválida para a plataforma atual é ignorada. O nome desse elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _Platform.
- ZipDir
- Este elemento opcional especifica uma cadeia de texto que será utilizada como um diretório de entrada ZIP de nível superior para uma Categoria de Informação (por exemplo, test faria com que todos os caminhos da entrada ZIP para a categoria de informação fossem iniciados com .\test\). O nome desse elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _ZipDir. Para nenhum nome do diretório de entrada ZIP, especifique none.
- Referências do WorkItemList e do WorkItem
- Este elemento especifica uma lista de um ou mais conjuntos de informações que serão coletadas. O nome desse elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _WorkItemList (por exemplo, Extension01_WorkItemList). A lista deve conter uma ou mais referências do WorkItem. Uma referência do WorkItem possui o formato: WorkItem_ + numeral (por exemplo, WorkItem_1, WorkItem_2).
- WorkItem
- Este elemento descreve um conjunto de informações a serem coletadas. O nome desse elemento é formado como a seguir: nome do InfoCategory + _ + referência do WorkItem (por exemplo, Extension01_WorkItem_1). Quando InfoType for FileSet, o WorkItem conterá os seguintes subelementos: DirType, DirName, SubdirSearchDepth, Include e Exclude. Quando InfoType for RegKeySet, o WorkItem conterá os subelementos RegKey.
- PlatformWI
- Este subelemento pode ocorrer dentro de um elemento WorkItem, quando o InfoType do InfoCategory é FileSet. Esse subelemento é opcional. Para o WorkItem no qual ele ocorre, esse subelemento restringe o escopo do comando Platform, o qual, de outra forma, controla o InfoCategory. Por exemplo, SecurityFiles InfoCategory tem SecurityFiles_Platform definida
para 'win32; aix; mvs; os400', indicando que esta InfoCategory aplica-se a todos os quatro
tipos de plataformas. No entanto, Security_Files_WorkItem_1 tem um sub elemento PlatformWI definido para
'win32, aix, mvs', indicando que este item de trabalho específico aplica-se apenas aos três
tipos de plataformas especificados.
- DirType
- Este subelemento ocorre dentro de um elemento WorkItem, quando o InfoType do InfoCategory é FileSet. Esse subelemento descreve a relação do diretório a ser pesquisado para a estrutura de arquivos do sistema. Tipos válidos são:
- RelativeToInstall
- O utilitário pesquisará no diretório de instalação do Host On-Demand o subdiretório especificado no subelemento DirName.
- RelativeToPublish
- O utilitário pesquisará no diretório de publicação do Host On-Demand o subdiretório especificado no subelemento DirName.
- RelativeToDir
- O utilitário pesquisará no subdiretório especificado no subelemento DirName.
- Absolute
- O utilitário ignorará o elemento DirName e pesquisará o arquivo, utilizando o caminho de arquivo especificado no subelemento Include.
- DirName
- Este subelemento ocorre dentro de um elemento WorkItem, quando o InfoType é FileSet e quando o DirType é RelativeToInstall, RelativeToPublish ou RelativeToDir. Esse elemento especifica o caminho do subdiretório a ser pesquisado. O valor pode ser qualquer caminho válido incluindo .. Para RelativeToInstall e RelativeToPublish, o DirName deve ser um caminho de diretório relativo. Para RelativeToDirectory, o DirName deve ser um caminho de diretório absoluto.
- SubdirSearchDepth
- Este subelemento ocorre dentro de um elemento WorkItem, quando InfoType é FileSet. Esse elemento especifica quantos níveis de subdiretórios a partir do diretório inicial devem ser pesquisados para os arquivos Include. Os
valores válidos são: 0, 1, 2, 3, etc.. . Para procurar todos os subdiretórios, especifique todos. A profundidade de pesquisa máxima permitida é determinada pela
quantidade de memória disponível na JVM.
- Include
- Este subelemento ocorre dentro de um elemento WorkItem, quando InfoType é FileSet. Ele especifica uma lista de um ou mais arquivos a serem coletados. O nome do arquivo seguinte ao último separador de arquivos pode conter os caracteres curinga '?' (que correspondem a qualquer caractere, exceto '.') e '*' (que corresponde a 0 ou mais caracteres, exceto '.'). Quando o utilitário for executado, ele tentará coletar todos os arquivos que correspondem ao padrão.
- Exclude
- Este subelemento ocorre dentro de um elemento WorkItem, quando InfoType é FileSet. Ele especifica uma lista de um ou mais arquivos a serem excluídos. O nome do arquivo seguinte ao último separador de arquivos pode conter os caracteres curinga '?' (que correspondem a qualquer caractere, exceto '.') e '*' (que corresponde a 0 ou mais caracteres, exceto '.'). Quando o utilitário for executado, ele rejeitará os arquivos que correspondem ao padrão.
- RegKey
- Este subelemento ocorre dentro de um elemento WorkItem, quando InfoType é RegKeySet. Ele define uma subchave de registro do Microsoft Windows a ser lida.
Rastreio do Service Manager
O recursos de rastreio do Service Manager está disponível através da página Serviços da janela
Administração. Utilize esse recurso para reunir informações sobre resolução de problemas do
Service Manager. Na página Serviços, clique em Rastreio do Service Manager para iniciar e parar
o rastreio e definir o nível de rastreio. Consulte Serviços do Host On-Demand para obter informações adicionais.
Rastreando o Download do Cliente
Para reunir informações de rastreio sobre downloads do cliente, atualize o arquivo HTML que faz download
do cliente Host On-Demand, editando o HTML com o Assistente para Implementação. Marque Depurar Cliente Armazenado em Cache
e adicione um parâmetro adicional de DebugCode com valor igual a 65535.
Será necessário fornecer à IBM um rastreio detalhado do servidor da Web, mostrando os arquivos cujo download está sendo realizado e todos os logs de mensagens de erro produzidos por esse servidor da Web. Para um servidor HTTP da Web, o rastreio é denominado rastreio VV (Very Verbose) ou LOGLEVEL de depuração.
